Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de maio de 2024 15:04

Vigilância Sanitária de Cruzeiro do Sul recebe treinamento da ANVISA para fiscalização do transporte fluvial

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Na manhã desta quarta-feira (9), fiscais da vigilância sanitária municipal, acompanhados dos fiscais da Anvisa, fizeram uma inspeção nos barcos que fazem transporte de cargas e passageiros que saem e chegam ao Porto de Cruzeiro do Sul. A ação faz parte da conclusão de um curso que foi ministrado pela Anvisa aos fiscais da Vigilância Sanitária Municipal.

Objetivo é capacitar a Vigilância Sanitária Municipal a atuar de forma complementar ou suplementar à Vigilância Sanitária Estadual e à Anvisa, de âmbito federal na fiscalização às embarcações do transporte fluvial de passageiros e cargas.

“A ANVISA através da gerencia federal de portos e aeroportos nas fronteiras, em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária municipal realiza uma cooperação conjunta de treinamento da vigilância sanitária, onde fiscais e inspetores, irão desenvolver uma capacitação prática na realização de inspeção dos meios de transporte, no caso aqui os fluviais. Os fiscais e inspetores irão identificar os objetos que atuamos, naquilo que diz respeito à água potável, gerenciamento de resíduos, armazenagem e acondicionamento de alimentos, limpeza e desinfecção etc. Observar estes itens para orientar e se for necessário, criar um termo de orientação para as embarcações de modo a trazer maior segurança e higiene, sobretudo para os passageiros”, explica Jeferson Caldas, coordenador da Anvisa na região Norte.

No Acre, além da fiscalização nos aeroportos e na região de fronteira com a Bolívia e Peru, a ANVISA têm buscado parcerias com as prefeituras para melhorar a fiscalização nos portos, e garantir maior segurança sanitária nas embarcações.

“A Coordenação Estadual de Portos, Aeroportos e Fronteiras, tem buscado parceria com os municípios para dar maior efetividade às ações. Não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso a capacitação e treinamento para que se sintam aptos par atuar nestas inspeções, monitorando e supervisionando junto à vigilância, para ter meio qualidade e higiene no transporte de pessoas, alimentos e cargas, buscando melhor qualidade e segurança para população”, disse Luiz Carlos Soares, Coordenador Estadual da Anvisa.

A partir de agora a Vigilância Sanitária Municipal vai dar continuidade com as orientações sanitárias junto aos proprietários de embarcações no município de Cruzeiro do Sul.

“É muito importante este curso e capacitação para a fiscalização nas embarcações. Nosso papel é orientar. Teremos um trabalho contínuo de verão a inverno fiscalizando para melhor atendimento para as pessoas”, disse Nazaré Dantas – Coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal.

Manoel Ferreira de Oliveira é proprietário de barco e faz transporte de cargas para o município de Marechal Thalmaturgo, e disse que as orientações para melhoria, são sempre vem vindas.

“A orientação é boa. Sempre temos que ter a orientação de quem sabe mais do que nós.

Aqui procuramos separar água sanitária, sabão, dos alimentos como farinha, óleo de cozinha. Tudo é separado. Temos um freezer para guardar alimentação, com refrigeração, é o mesmo que em nossas casas. Para nós é muito bom receber orientação, para estar informado das coisas”, disse o sr. Manoel.