O Líder do PSD na Câmara de Rio Branco, vereador Anderson Sandro, apresentou dia 13 de agosto de 2020, Projeto de Lei, que institui a implementação de artes marciais como parte das atividades escolares. As aulas de artes marciais, de que trata esta Lei, poderão ser inseridas de forma transversal no currículo escolar das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio Branco. A referida disciplina fará parte da grade extracurricular, não substituindo a disciplina de Educação Física.
Vereador Anderson Sandro PSD, honrando seus eleitores com bons projetos
Entende-se como arte marcial, para os efeitos desta lei, o conjunto de regras e preceitos destinados à execução desta atividade, voltando-se para os aspectos filosóficos e sociais, destinando-se à educação geral, à formação do caráter, à manutenção da saúde física e psíquica e à defesa pessoal, assim como ao desenvolvimento do espírito de compreensão e harmonia entre os praticantes. Consideram-se artes marciais, a Capoeira, o Taekwondo, o Boxe, o Jiu-Jitsu, o Judô, o Karatê, o Kung Fu, o Muay Thay, Lutas Associadas e similares. O programa visa à promoção e divulgação das artes marciais nas escolas, por meio de oficinas, aulas práticas, teóricas, demonstrativas e estudo do conteúdo filosófico de cada categoria, que serão ministradas por profissionais habilitados. A adesão ao programa é opcional por parte dos alunos e membros das escolas, sendo flexibilizada a participação da comunidade conforme critério da Direção e do Profissional contratado para ministrar a modalidade especifica nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Rio Branco.
O vereador Anderson Sandro PSD, informando sobre o Projeto de Lei no RB Noticias
O vereador Anderson Sandro PSD, detalhou no programa do apresentador Jornalista Antônio Muniz na TV Rio Branco, no programa o vereador detalhou com detalhes o Projeto de Lei que institui a implementação de artes marciais como parte das atividades escolares, tem como objetivo evitar doenças e distanciar crianças de situações de vulnerabilidades disse o vereador Anderson.
Poderão participar do programa os profissionais devidamente habilitados nas respectivas categorias de artes marciais com autorização de suas ENTIDADES REPRESENTATIVAS. O conteúdo e o programa serão elaborados pela Secretaria de Municipal da Educação, juntamente com órgãos, entidades ou federações de cada modalidade no Estado.
Roberto Duarte quer inclusão de artes marciais na rede de ensino público do Acre
Deputado Estadual Roberto Duarte do MDB
O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) apresentou, nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, projeto de lei “Artes Marciais na Escola” como atividade extracurricular na rede pública estadual de ensino, com a oferta de capoeira, taekwondo o jiu-jitsu, o karatê, o kung fu, o judô, o muay thay, dentre outras que se enquadrem nos objetivos do texto.
O projeto visa a promoção e divulgação das artes marciais nas escolas, por meio de oficinas, aulas práticas, teóricas, demonstrativas e estudo do conteúdo filosófico de cada categoria, que serão ministradas por profissionais habilitados.
Segundo o deputado Roberto Duarte, estas atividades contribuem na formação sócio educativa para a integração dos praticantes, na plenitude da vida social, promoção da saúde, defesa pessoal, educação e exercício da cidadania, preservando o caráter, valores morais como o respeito mútuo, equilíbrio, dedicação, lealdade, além da disciplina. https://agazetadoacre.com/2020/08/roberto-duarte-quer-inclusao-de-artes-marciais-na-rede-de-ensino-publico-do-acre/
Do empresário Getúlio Modanezi – “Muito importante, contra o sedentarismo, ajuda na disciplina, respeito e concentração, estão os dois parlamentares de parabéns.“
fonte:mancheteagora