Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de fevereiro de 2025 15:58

Vereador quer “Artes Marciais nas Escolas” e deputado estadual também

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Líder do PSD na Câmara de Rio Branco, vereador Anderson Sandro, apresentou dia 13 de agosto de 2020, Projeto de Lei, que institui a implementação de artes marciais como parte das atividades escolares. As aulas de artes marciais, de que trata esta Lei, poderão ser inseridas de forma transversal no currículo escolar das Escolas da Rede Municipal de Ensino de Rio Branco. A referida disciplina fará parte da grade extracurricular, não substituindo a disciplina de Educação Física.

Vereador Anderson Sandro PSD, honrando seus eleitores com bons projetos

Entende-se como arte marcial, para os efeitos desta lei, o conjunto de regras e preceitos destinados à execução desta atividade, voltando-se para os aspectos filosóficos e sociais, destinando-se à educação geral, à formação do caráter, à manutenção da saúde física e psíquica e à defesa pessoal, assim como ao desenvolvimento do espírito de compreensão e harmonia entre os praticantes. Consideram-se artes marciais, a Capoeira, o Taekwondo, o Boxe, o Jiu-Jitsu, o Judô, o Karatê, o Kung Fu, o Muay Thay, Lutas Associadas e similares. O programa visa à promoção e divulgação das artes marciais nas escolas, por meio de oficinas, aulas práticas, teóricas, demonstrativas e estudo do conteúdo filosófico de cada categoria, que serão ministradas por profissionais habilitados. A adesão ao programa é opcional por parte dos alunos e membros das escolas, sendo flexibilizada a participação da comunidade conforme critério da Direção e do Profissional contratado para ministrar a modalidade especifica nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Rio Branco.

O vereador Anderson Sandro PSD, informando sobre o Projeto de Lei no RB Noticias 

O vereador Anderson Sandro PSD, detalhou no programa do apresentador Jornalista Antônio Muniz na TV Rio Branco, no programa o vereador detalhou com detalhes o Projeto de Lei que institui a implementação de artes marciais como parte das atividades escolares, tem como objetivo evitar doenças e distanciar crianças de situações de vulnerabilidades disse o vereador Anderson.

Poderão participar do programa os profissionais devidamente habilitados nas respectivas categorias de artes marciais com autorização de suas ENTIDADES REPRESENTATIVAS. O conteúdo e o programa serão elaborados pela Secretaria de Municipal da Educação, juntamente com órgãos, entidades ou federações de cada modalidade no Estado.

Roberto Duarte quer inclusão de artes marciais na rede de ensino público do Acre

Deputado Estadual Roberto Duarte do MDB

O deputado estadual Roberto Duarte (MDB) apresentou, nesta terça-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, projeto de lei “Artes Marciais na Escola” como atividade extracurricular na rede pública estadual de ensino, com a oferta de capoeira, taekwondo o jiu-jitsu, o karatê, o kung fu, o judô, o muay thay, dentre outras que se enquadrem nos objetivos do texto.

O projeto visa a promoção e divulgação das artes marciais nas escolas, por meio de oficinas, aulas práticas, teóricas, demonstrativas e estudo do conteúdo filosófico de cada categoria, que serão ministradas por profissionais habilitados.

Segundo o deputado Roberto Duarte, estas atividades contribuem na formação sócio educativa para a integração dos praticantes, na plenitude da vida social, promoção da saúde, defesa pessoal, educação e exercício da cidadania, preservando o caráter, valores morais como o respeito mútuo, equilíbrio, dedicação, lealdade, além da disciplina. https://agazetadoacre.com/2020/08/roberto-duarte-quer-inclusao-de-artes-marciais-na-rede-de-ensino-publico-do-acre/

Do empresário Getúlio Modanezi – “Muito importante, contra o sedentarismo, ajuda na disciplina, respeito e concentração, estão os dois parlamentares de parabéns.

Procuramos os mestres das artes marciais, para saber o que pensam do assunto
Eles são Grandes Mestres das Artes Marciais, consolidaram-se no Estado do Acre, com dedicação, respeito, disciplina e trabalho sério, seus alunos tiveram ajuda para formação de caráter e hoje muitos são honrados pais de família. Esses Mestres, são dedicados à história das artes marciais e à valorização de seus educadores, representaram nosso Estado do Acre em competições Nacionais e também nosso País, em território Internacional, em muitos estados e países, chegaram e expandiram o projeto para participantes de várias denominações e principalmente, enalteceu o trabalho de professores e mestres, transformando a vida de muitos deles, prepare-se para conhecer e se inspirar em trajetórias de grandes professores e grandes mestres.
Os Grandes Mestres e seus legados 
 
Mestre Delfino Junior, Judô, Jiu-Jitsu, Boxe e Defesa pessoal, ele sempre esteve presente nos projetos sociais dos Municípios, do Estado e de empresas privadas
Mestre Delfino Júnior, um baluarte no alicerça das entidades fundadas pelo mesmo no estado dentre elas (FJEAC, FPEAC, FLBEAC, FJJEAC, AAP, AKA), assim também foi um dos colaboradores em outras fundações de entidade no estado. Como referência hoje no estado, dá consultoria e assessoria a entidade etc. Ex-Coordenador de Desporto do Estado do Acre, de 1995 a 1998, no Governo de Orleir Messias Cameli, (Governador do Estado do Acre).
Não deu para ouvir a todos, buscamos através de contatos conversarmos com um grande número de “Mestres nas Artes Marciais”, eles são exemplo: De respeito, dedicação e dignidade, estaremos acompanhando essa matéria e conversaremos com os que não entrevistamos nesse primeiro momento.
Os Mestres: Delfino Junior – Mestre Joy do Karatê – Mestre Moreno da Capoeira – Mestre Xandão da Capoeira – Mestre Amarildo Correia – Mestre Jânio do Kung Fu  – Mestre Tadeu Resende do Taekwondo – Mestre Levy do Taekwondo – Mestre Rivelino Pereira, todos eles manifestaram-se nesses termos e conforme áudios abaixo:
“É importante as duas proposituras dos projetos, ganha o município e o estado, de modo que nossa sociedade, vê com autêntica firmeza, as boas políticas públicas sociais, isso para o vereador é muito importante, como já era esperada, esta apresentação na ALEAC, agradecemos com gratidão a esses dois jovens políticos, cada um em sua casa legislativa, pensando na sociedade e reconhecendo o trabalho de todos nós, portanto, é importante na grade curricular, para que ambos venham atender as classes estudantis, pois tem o nosso total apoio e parabenizamos ao vereador pela iniciativa e ao deputado também.”
Eles são importante na formação moral de nossa juventude
Mestre Joy do Karatê
Mestre Moreno da Capoeira
Mestre Jânio do Kung Fu
Mestre Amarildo de Jiu-Jitsu  
Copa São Paulo de Judô/2019. Está eu, o Compadre Getúlio Modanezi e sua filha, a qual é atleta de judô, o nosso Estado foi bem representado no certame
Foto do Mestre Rivelino Pereira,
Jiu-Jitsu, Karatê, Muai Thay, Boxe e Defesa Pessoal
Mestre Rivelino Pereira
Mestre Delfino nas atividades de ensino
Mestre Tadeu Resende do Taekwondo
Mestre Caboquinho da Capoeira
Mestre Levy do Taekwondo

fonte:mancheteagora