Cruzeiro do Sul, Acre, 12 de maio de 2024 13:41

Sob protesto, Ministro da Educação faz lançamento de faculdade de medicina em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A primeira parte da agenda do Ministro da Educação Rossiele Soares no Acre nesta quinta feira iniciou por Cruzeiro do Sul, no Bairro Miritizal, onde  foi feito o anuncio da homologação do termo de compromisso para a instalação da faculdade de Medicina no município, através de uma demanda pleiteada pelo deputado Federal Alan Rick. A faculdade será particular, mas deverá  disponibilizar aos estudantes interessados, bolsas do ProUni e financiamentos do FIES, para facilitar o acesso à população.

A vinda do Ministro da Educação fez com que movimentos estudantis fossem até a quadra de esportes do Miritizal onde ocorria o evento, reivindicar melhorias. Um grupo de 50 alunos do Campus Floresta das etnias Apurinã, Nukini, Nawa, Apolima Arara  e Hunikuin por exemplo cobrou o retorno do pagamento de uma bolsa integral para o curso de licenciatura indígena, como disse a aluna Francisca Apurinã. 

“Estamos reivindicando nossos direitos. Principalmente o corte das nossas bolsas que estão sendo cortadas e provavelmente não deve ter mais bolsas”, disse.

Já os alunos do DCE da UFAC reclamam de cortes diversos de benefícios para os estudantes, como também questionam a autorização para funcionamento da faculdade de Medicina na rede particular.

“Somos estudantes de uma universidade pública e no meio dessa crise o ministro veio para anunciar um curso que não vai beneficiar quem realmente precisa desse curso”, disse Francisco Nunes – Presidente do DCE.

O Ministro da Educação Rossiele Soares destacou a importância do município ter uma Faculdade de Medicina. “Temos essa novidade é um programa que amplia o número de médicos na cidade e com isso ampliar as vagas públicas”, afirmou.

fonte:Juruáonline