O Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Porto Walter realizou essa semana uma capacitação aos servidores das Unidades Básicas de Saúde e dos Programas de Saúde Ribeirinho para atuarem no fluxo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Coordenadora do Departamento, Daiane Souza destacou a necessidade de atualização do fluxograma e protocolos para os servidores.
“Apresentamos o fluxo com ações teóricas e práticas para facilitar o entendimento diante dos trabalhos de prevenção, detecção e tratamento, em especial da Hepatite B, com índice prevalente em nosso município, mas com total atenção por parte da atenção básica”, disse.
A Prefeitura através da Secretaria de Saúde realiza periodicamente ações de prevenção com a oferta de testes rápidos para detectar os vírus da Hepatite B e C, Sífilis e HIV. Além disso, por demanda espontânea os serviços de testagem rápida estão disponíveis diariamente nos postos de saúde da rede municipal.
Assessoria