Com tabela embolada, seis clubes tentam virar o turno na liderança, com outros quatro de olho no G-4; última rodada da primeira metade da competição começa nesta terça e vai até quinta
Por Redação do ge — Recife
Uma final com seis clubes disputando o “título”. A 19ª rodada da Série B 2021, última da primeira metade da competição, indicará quem vai iniciar o caminho de volta na liderança, quem fica com a simbólica conquista do primeiro turno. Seis times estão no páreo: Coritiba, CRB, Goiás, Sampaio Corrêa, Avaí e Náutico.
A rodada tem início nesta terça-feira e segue até a próxima quinta. Contudo, o “campeão” pode ser conhecido já no primeiro dia. Atual líder, o Coxa é o único que depende apenas do próprio resultado para virar o turno na frente. Basta vencer a Ponte Preta em casa – o duelo tem início às 21h30.
Coxa depende apenas do próprio resultado para virar o turno na liderança — Foto: Divulgação/Coritiba
Para a turma que está atrás do líder, a matemática para iniciar o returno sem ninguém à frente exige necessariamente um tropeço do Coritiba. Para alguns, como o Náutico, que há até pouco tempo ocupava a liderança, os cálculos são mais complexos, exigem uma sucessão de tropeços.
Confira o que cada um precisa para terminar a rodada na liderança:
CRB, 2º colocado
Entre os times que estão briga pelo topo, o time alagoano é quem vive o melhor momento. Não perde há sete jogos e ocupa a sua melhor colocação nesta Série B. Para ultrapassar o Coritiba, precisa que o Coxa não vença e, além disso, fazer o seu dever de casa contra o Operário.
Jogadores do CRB comemoram a vitória sobre o Londrina — Foto: ASCOM CRB
Goiás, 3º colocado
O Goiás só entra em campo na quinta-feira, sabendo, portanto, se os resultados lhe foram favoráveis. No caso, precisa que nem Coritiba, nem CRB vençam – o empate basta. Logicamente, tem que vencer o Brusque, fora de casa.
Goiás entrou no G-4 na última rodada, ao vencer o Guarani por 2 a 1 — Foto: Heber Gomes/AGIF
Sampaio Corrêa e Avaí, 4º e 5º colocados
As equipes se enfrentam na 19ª rodada, no Castelão, no Maranhão. Estão com a mesma quantidade de pontos, 30 – a vantagem do Sampaio é no saldo de gols. Para um deles terminar a rodada em primeiro, tem que vencer e torcer para que o Coritiba perca, e CRB e Goiás não vençam.
Náutico, 6º colocado
O time que mais tempo passou na liderança do primeiro turno dificilmente terminará no topo. Além de vencer o Cruzeiro nos Aflitos, o Timbu precisa de uma derrota do Coritiba e que nenhum outro time acima vença – ou, no caso de vitória em Avaí x Sampaio Corrêa, que a combinação dos placares o deixe à frente no saldo de gols.
Náutico saiu do G-4 após perder para o Avaí, sábado — Foto: iShoot Photography/Futura Press
Quem vira o turno no G-4?
Além das seis equipes já citadas, outras quatro tentam finalizar o turno dentro do G-4: Guarani, com 29 pontos, Botafogo, Vasco e Operário, os três com 28. Guarani e Botafogo se enfrentam e quem vencer precisaria torcer para tropeços ou empates das equipes acima da tabela. O mesmo com Vasco e Operário, que precisariam dos três pontos sob seus respectivos adversários – Londrina e CRB.
O Bugre, em caso de vitória, pode chegar até à segunda colocação, mas teria de contar com uma série de ajudas: derrotas de CRB e Goiás, empate entre Sampaio e Avaí, e derrota ou empate do Náutico.
Guarani pode terminar em segundo no turno se vencer e contar com resultados favoráveis — Foto: Eduardo Valente/Guarani FC
Quem vira o turno no Z-4?
Se na parte de cima a luta é pela primeira colocação e para entrar (ou permanecer) no G-4, na parte de baixo é para sair (ou ficar fora) do Z-4. Dois times, contudo, não têm mais chance de virar o turno fora da zona de queda: Brasil de Pelotas e Confiança.
Para as outras duas vagas, a disputa está entre quatro clubes: Vila Nova e Cruzeiro, atualmente fora do Z-4; Londrina e Vitória.
Atualmente na 18ª colocação, o Vitória precisaria vencer o confronto direto contra o Vila Nova, em Goiás, e contar com a derrota do Cruzeiro e que o Londrina não vença o Vasco – o time baiano não ultrapassa o Vila por conta do número de triunfos.
Para sair do Z-4 nesta rodada, por sua vez, o Londrina tem que necessariamente vencer o Vasco fora de casa e secar Vila e Cruzeiro. No caso, os dois nem precisariam perder, o empate permite a dupla ultrapassagem – desde que o Londrina vença o Vasco por três gols de diferença, deixando o Vila para trás.
Moreno comemora gol pelo Cruzeiro — Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro
Os jogos da última rodada
Terça-feira, 17/08
- 19h – Náutico x Cruzeiro
- 19h – Confiança x Remo
- 21h30 – Sampaio Corrêa x Avaí
- 21h30 – Coritiba x Ponte Preta
Quarta-feira, 18/08
- 19h – Guarani x Botafogo
- 19h – Vila Nova x Vitória
- 21h30 – CRB x Operário
- 21h30 – Vasco x Londrina
Quinta-feira, 19/08
- 19h – Brusque x Goiás
- 21h30 – Brasil de Pelotas x CSA