Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de fevereiro de 2025 06:24

Senador Petecão lamenta descaso do governo com a Casa de Acolhida Souza Araújo

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta segunda-feira, 28, o senador Sérgio Petecão, acompanhado da vereadora Lene Petecão, esteve reunido com o padre Jairo Coelho, da Diocese de Rio Branco e com o coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) no Acre, Elson Dias. Na ocasião, foi exposta a situação caótica em que se encontra a Casa de Acolhida Souza Araújo, que atende ex-hansenianos.

Há 6 meses sem receber repasses do governo do Estado, o local teve a energia cortada, recentemente, por falta de pagamento. Esta não é a primeira vez que a Casa enfrenta dificuldades. Em 2019, foram 8 meses sem receber os repasses.

Petecão mostrou-se sensibilizado com a situação. “Eu não quero acreditar que o governo sabe disso, que o governador sabe disso, que o secretário de Saúde sabe disso. Eu quero que vocês tenham em mim um instrumento para poder ajudar”, comentou.

Elson Dias destacou que nunca enfrentou tantas dificuldades como no atual governo. “Essas pessoas sobrevivem com um salário mínimo. Hoje, elas precisam tirar do seu dinheiro para arcar com as despesas essenciais. Isso é uma dívida do Estado”, declarou.

Padre Jairo espera que essa situação possa se resolver. “Que as pessoas que ali estão internadas e dependem da Casa de Acolhida Souza Araújo tenham a sua dignidade respeitada e tenha a vida prevalecida acima de todos os outros interesses”, disse.

O senador Sérgio Petecão colocou o seu mandato à disposição para cobrar que o governo do Estado volte a ajudar as instituições que cumprem um importante papel de apoio a esta luta.

Assessoria