A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul, em ação integrada com o Pelotão Ambiental da Policia Militar e a Defesa Civil Municipal deu início a uma campanha de fiscalização, conscientização e prevenção de poluição do Igarapé Preto. No local foram feitas abordagens orientativas de boas práticas de uso do balneário junto aos banhistas.
A equipe de educação ambiental orientou os frequentadores do balneário quanto ao não descarte de resíduos ao longo da praia e as margens do igarapé. A ação também visa combater a prática de lavagem de veículos no interior do igarapé, explicando para a população sobre a proibição e a aplicabilidade da lei em casos em que a pessoa for flagrada cometendo essa prática. Foram distribuídos ainda panfletos educativo ensinando todas as práticas que devem ser tomadas em relação ao meio ambiente.
O objetivo da secretaria é realizar essas ações a cada quinze dias, em diferentes pontos turísticos do município de modo a sensibilizar a população da importância da proteção coletiva desses locais, em especial o Igarapé Preto, um dos principais pontos turísticos público do município. De acordo com o secretário do meio Ambiente, Everton Amaral, essas ações efetivas, são cruciais para manutenção desses locais e fazer a comunidade refletir da sua responsabilidade é parte da gestão coletiva tão importante na proteção de serviços e recursos naturais.
Assessoria de Comunicação