Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 11:49

Secretaria de Saúde realiza testes rápidos em alusão ao Mês de Combate a Hepatites Virais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O prefeito Ilderlei Cordeiro esteve presente no evento, conversando com os pacientes e verificando de perto os serviços oferecidos.

Prevenir é a melhor forma de cuidar da saúde. Em alusão ao Mês de Combate a Hepatites Virais,  a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais, realizou durante todo dia diversos atendimentos de saúde na Quadra Coberta do Bairro Miritizal, entre eles testes rápidos de hepatites B,C, sífilis e HIV, além de vacinação contra hepatite, após a detecção negativa do exame. O prefeito Ilderlei Cordeiro esteve presente no evento, conversando com os pacientes e verificando de perto os serviços oferecidos.

De acordo com a coordenadora de hepatites virais, Sandra Abensur, a Hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Pode ser decorrente de várias situações, sendo as causas mais frequentes as infecciosas (ex: virais), tóxicas (ex: álcool), medicamentosas, autoimunes,  sendo as mais comuns as do tipo A, B e C.

28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

A vacina para hepatite B é gratuita e está disponível em mais de 60 mil postos de saúde em todo o Brasil. Ainda não existe vacina para a hepatite C, porém o paciente pode realizar o tratamento pelo SUS, cujo índice de cura é superior a 90%.