Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de abril de 2024 18:22

Saúde do Acre realiza capacitação sobre manuseio de testes rápidos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), realizou nesta segunda-feira, 8, uma capacitação para o manuseio de testes rápidos, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Participaram os profissionais da unidade e acadêmicos de enfermagem.

A finalidade é orientar e sensibilizar os responsáveis pela execução dos testes rápidos sobre os procedimentos de pré-teste, teste e pós-teste. Foto: Odair Leal/Sesacre

O objetivo foi atualizar e habilitar enfermeiros na coleta, manejo, armazenamento e descarte de testes rápidos. Entre os disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), foram abordados no curso os testes rápidos para detectar o HIV, sífilis e hepatite B e C.

“O teste rápido é 100% seguro, de fácil manuseio e o resultado sai de 20 a 30 minutos. Então, é uma ferramenta que a gente tem para tentar identificar os casos e realizar a conduta prévia para o tratamento”, ressaltou o enfermeiro técnico do Núcleo Estadual de ISTs, Jozadaque Beserra.

O teste rápido é 100% seguro, de fácil manuseio e o resultado sai de vinte a trinta minutos. Foto: Cássia Veras/Sesacre

Para a enfermeira Lucinete de Lima, a capacitação é essencial para atualizar os profissionais quanto aos novos protocolos. “Como aqui o nosso público-alvo é a gestante, a gente consegue direcionar para elas para o tratamento. Então, o curso é de grande importância”, disse.

A enfermeira Lucinete de Lima atua no Setor de Testagem Rápida da Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: Odair Leal/Sesacre

A professora do curso de enfermagem da faculdade Estácio Unimeta, Raquel Borges, celebra a parceria com o governo do Estado. “É uma oportunidade única para nossos alunos. Antes de irem para a Atenção Básica, os estudantes devem passar por treinamentos como esse. Com a parceria com a Sesacre, já fomos, inclusive, a municípios”, relatou.