Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de abril de 2025 15:26

Projeto ‘Biblioteca Comunitária’ une saúde a educação em unidade básica de Cruzeiro do Sul

Facebook
Twitter
WhatsApp

No local são disponibilizados livros para leitura, enquanto os pacientes aguardam o atendimento, além de poder levar os exemplares para ler em casa e depois devolver.

Assessoria

Unir saúde e educação em um único local está sendo possível graças a execução do projeto ‘Biblioteca Comunitária’, desenvolvido na Unidade Básica de Saúde da 25 de Agosto. A ação é uma ideia do professor da Universidade Federal do Acre, Júlio Cesar de Melo (saber sobrenome), que se uniu a estrutura da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. No local são disponibilizados livros para leitura, enquanto os pacientes aguardam o atendimento, além de poder levar os exemplares para ler em casa e depois devolver.

O professor reaproveitou uma antiga geladeira, que seria jogado no lixo, e dela construiu uma estante, que encheu de livros diversos. O paciente Tancleison Pereira aprovou a ideia.

“É muito importante, até porque as pessoas ficam aguardando, e é um meio que tem pra distrair com a leitura. Gostei bastante e já sei que posso levar até mesmo os livros para ler em casa, isso é muito importante. Estão de parabéns”, falou.

O coordenador da Unidade Básica, James Marques, contou que o projeto ajuda bastante, pois mesmo o posto disponha de inúmeros profissionais, é necessário aguardar algum tempo o atendimento devido a grande demanda, e os livros ajudam os pacientes a distrair.

 “Fomos procurados pelo professor Júlio, da UFAC, com o propósito de montar uma biblioteca educativa, onde os usuários vêm pra sua consulta e possam pegar um livro pra ler, e enquanto aguardam. Até os que não sabem ler tem uma revista com umas imagens, para ficarem observando. É uma biblioteca comunitária, era uma geladeira que eles pintaram e trouxeram até a UBS. As pessoas que querem levar o livro também pode, através de um protocolo você assina e devolve. A comunidade também recebe doações de livros e revistas”, destacou o coordenador.