Cruzeiro do Sul, Acre, 23 de abril de 2024 18:11

Prefeitura leva educação ambiental para Reserva Extrativista no Liberdade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

As ações na RESEX Liberdade fazem parte de um programa de educação ambiental desenvolvido por meio do ICMBIO, em que a Secretaria de Meio Ambiente está participando como parceira.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, continua levando os trabalhos de educação ambiental aos mais diversos locais, através de apalestras educativas e de conscientização para a população. Na Reserva Extrativista do Rio Liberdade as ações estão sendo apoiadas pela prefeitura, em uma parceria com o ICMBio.

Cruzeiro do Sul é composto por diversas regiões ainda bem conservadas, contudo os dados mostram que o índice de desmatamento e queimada vêm aumentando nessa região, principalmente para exploração madeireira e pela prática cultural de utilização da queima como limpeza de terreno. As unidades de conservação são de fundamental importância, uma vez, que dada as condições especiais dessas áreas seu uso acaba sofrendo restrições, o que é interessante uma vez que dessa forma conserva-se tanto a fauna quanto a flora ali presente.

Como nas unidades de conservação de uso sustentável é permitida residência de pessoas apesar das restrições de uso da área, torna-se necessário ações de educação ambiental, como forma de tornar as pessoas que residem nesses locais protetoras dos recursos e serviços naturais ali presentes. As ações na RESEX Liberdade fazem parte de um programa de educação ambiental desenvolvido por meio do ICMBIO, em que esta secretaria está participando como parceira.

O objetivo é que no decorrer do ano de 2018, sejam realizadas oficinas de conscientização ambiental nas onzes comunidades da reserva, atualmente estamos na sétima comunidade visitada, em que estivemos presentes nas comunidades Guarani e Tristeza. Inicialmente as oficinas iniciam no período da manhã e foram voltadas para o público infantil de diferentes faixas etárias e a segunda oficina realizada também na mesma comunidade, foi voltada para o público adulto

As ações têm como foco orientá-los sobre onde moram, o que significava morar na Resex Liberdade, seus direitos e deveres como extrativistas, riquezas presentes na comunidade e ações diárias que poderiam fazer para conservação local. Em ambas as oficinas eram abordadas temáticas de desmatamento, queimadas, poluição de cursos hídricos e práticas inadequadas de descarte de resíduos sólidos. 

O principal foco das ações é sensibilizá-los da importância do que é morar na Resex Liberdade, sensibilizá-los das riquezas existentes na comunidade e levantar os principais problemas presentes na comunidade relacionados ao descarte inadequado de resíduos sólidos na comunidade e sua relação com ações degradadoras dos recursos naturais, de modo que sensibilizados, contribuam para conservação da área, como multiplicadores.