A prefeitura de Cruzeiro do Sul fomenta e possibilita a prática esportiva na cidade, zona rural, vilas e Terra Indígena do município. Constrói, amplia e reforma quadras e outros espaços e realiza competições de várias modalidades de esportes.
Nesta terça-feira, 23, a equipe de esporte da Prefeitura de Cruzeiro do Sul se reuniu com lideranças indígenas na Terra Indígena- TI Noke Koi, os Katukina da Br 364,para tratar da participação dos indígenas em atividades esportivas do município durante o ano e de melhoria dos espaços. No local vivem 740 pessoas em 11 aldeias.
Durante a reunião, as lideranças solicitaram do poder público municipal a ampliação dos espaços esportivos dentro da T.I para facilitar a prática do esporte no local, principalmente o futebol.
Levir Pequeno de Sousa, Presidente da Associação dos povos Indígenas Katukina disse que a ampliação dos espaços esportivos mas aldeias vai reforçar a prática esportiva dentro das aldeias.
” Hoje nós precisamos dessa ajuda da prefeitura, com o esporte para envolver os nossos jovens porque hoje eles estão ligados na tecnologia do celular e não praticam mais esporte como antes. Isso causa prejuizo para nossa cultura tradicional”, afirmou o Levir.
As lideranças querem minimizar o impactado da tecnologia na cultura indígena.
” Nós estamos trabalhando internamente para termos um controle sobre isso. Muitas coisa já foram recuperadas, foram 12 anos para recuperar a nossa fala original dentro das aldeias que já não se falava mais. Retomamos nossas cantorias porque as músicas de fora já estavam tomando conta, e nossa nossas comida e bebida não era mais originais. Não queremos deixar que isso volte a dominar nossos jovens”, declarou o Cacique Joel Katukina
Na próxima semana a equipe operacional da Secretaria de Educação estará na Terra Indígena para fazer iniciar o serviço na terra dos Noke Koi.
” Os locais já foram identificados nas 11
aldeias, agora é voltar aqui com a equipe operacional para trazer essas melhorias porque essa é a missão dada pelo prefeito Zequinha Lima, para que os indígenas possam praticar os esportes, e resgatar a cultura deles com as competições de arco e flecha, corrida, que são próprios da cultura indígena”, pontuou Raffaine Andrade, diretor de Esporte da Secretaria de Educação de Cruzeiro do Sul, lembrando que em 2023 a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, incluiu pela primeira vez a participação dos estudantes indígenas Katukina nos Jogos Escolares.