Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de abril de 2024 18:24

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza recadastramento de hipertensos e diabéticos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Prefeito Ilderlei Cordeiro esteve no local acompanhando as atividades, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde Juliana Pereira.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul fará o recadastramento dos hipertensos e diabéticos do município a partir da próxima quarta-feira (18) em todas as unidades de saúde. Os coordenadores de todas os postos passaram por uma capacitação na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Unidade de Saúde da 25 de Agosto. O Prefeito Ilderlei Cordeiro esteve no local acompanhando as atividades, junto com a Secretária Municipal de Saúde Juliana Pereira.

Os hipertensos e diabéticos devem procurar as unidades de saúde de seus bairros no prazo de 30 dias para fazer o recadastro, para que possam assim receber seu medicamento, acompanhamento médico, como se envolver em atividades em um dia ‘D’ voltado especialmente para esse público alvo todos os meses. A coordenadora de combate a hipertensão e diabetes, Camila Costa, e a coordenadora do Núcleo de Saúde da Família (Nasf), Valéria Lima, repassaram todas as orientações para os coordenadores das unidades de saúde. A Secretária Juliana Pereira explicou que esta é uma forma encontrada pela gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro para oferecer maiores cuidados para este público.

“Os hipertensos e diabéticos, que fazem uso de medicamento continuamente, que já são diagnosticados com a doença, já podem procurar a unidade mais próxima de sua residência para fazer o recadastramento, através de sua ficha individual. Foi pensado na melhoria da qualidade do monitoramento da doença. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro participou dessa ideia, pensando nesse acompanhamento contínuo para essas pessoas, oferecendo assim um atendimento ainda melhor”, destacou a secretária.

O prefeito Ilderlei Cordeiro explicou que os hipertensos e diabéticos serão acompanhados desde a medicação, exames de rotina, até os exercícios e atividades que devem ser feitas por cada um, para que tenham uma melhor qualidade de vida. Em Cruzeiro do Sul a estimativa é que pelo menos 5 mil pessoas sejam acompanhadas por sofrerem dessas doenças.

“Quero parabenizar a secretária Juliana e toda equipe da saúde, junto com os coordenadores dos postos, que não medem esforços em assumir mais este compromisso, e nos ajudar a cuidar da saúde dos nossos irmãos cruzeirenses. Todo mês terá a programação nos postos de saúde, com o dia ‘D’, para que eles recebam nesta ocasião a medicação, será feito o acompanhamento de um mês para o outro, dando todo suporte necessário para essas pessoas, melhorando assim cada dia mais a saúde e qualidade de vida de todos eles”, finalizou o prefeito.