Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de abril de 2025 05:46

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza atendimento itinerante de saúde na Comunidade Tartaruga no Rio Valparaiso

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atendimentos itinerantes na comunidade Tartaruga, localizada no Rio Valparaíso, neste sábado, 29. A iniciativa, foi levada em uma ação integrada durante a sessão itinerante promovida pela Câmara Municipal. Entre os serviços, foram garantidos consultas médicas, atendimento odontológico, distribuição de medicamentos, vacinação e testes rápidos.

A comunidade Tartaruga, é uma das várias localidades ribeirinhas do Rio Valparaiso, que serviu como ponto de referência para as demais das proximidades. O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou a importância da ação e o suporte contínuo que a Prefeitura oferece aos moradores dessa região.

“Já temos a UBS fluvial da Saúde Municipal, que presta um atendimento contínuo aqui no Rio Valparaíso, mas hoje, especialmente, estamos aqui na comunidade Tartaruga, aproveitando a ação itinerante da Câmara Municipal. Trouxemos dois médicos, uma equipe de enfermagem e um serviço odontológico, para garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade, sem precisar sair daqui”, afirmou o secretário.

O atendimento médico incluiu consultas gerais, monitoramento de sinais vitais e triagem de pacientes. A equipe odontológica realizou profilaxia, com orientações sobre cuidados bucais, enquanto a vacinação foi disponibilizada para as crianças, além de cuidados especiais para idosos e gestantes.

A moradora Maria Irani, da comunidade Duas Madeirinhas, no Rio Valparaíso, destacou a importância do atendimento próximo de sua residência. Ela chegou à comunidade Tartaruga com sua família em uma embarcação, aproveitando a oportunidade.

“É muito melhor ter o médico mais próximo, porque se tivermos que ir para a cidade, é muito difícil. Tem o custo da viagem, o tempo, e é bem caro. Aqui, já está perto da gente, então fica muito mais fácil. A gente aproveita para cuidar da saúde e economizar”, afirmou Maria Irani.

Raimundo Nonato, morador da comunidade Tartaruga há 57 anos, ressaltou a relevância de ter serviços médicos próximos, considerando a distância da cidade e as dificuldades da viagem . “É uma ação muito importante para nós, que moramos longe da cidade. Agradecemos muito por esse atendimento vir até a nossa comunidade, porque o deslocamento é difícil e caro. Então, é um grande benefício para todos nós”, afirmou Raimundo.

Expansão dos serviços

O Secretário de Saúde, Marcelo Siqueira também ressaltou que, além dessa ação pontual no Valparaiso, o município realiza monitoramento constante na área, com a vigilância de endemias e a disponibilização de equipes de barqueiros de emergência, que fazem o transporte até a UBS fluvial.

“Mesmo a gente tendo uma Unidade Básica de Saúde próxima à boca do Rio Valparaíso, estamos com plano de expandir as ações itinerantes para levar o atendimento médico mais próximo da população”, completou o secretário.