Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de abril de 2025 19:00

Prefeitura de Cruzeiro do Sul Lança Projeto “Mamãe Presente” com acompanhamento de gestantes e entrega de mais de 500 kits de enxoval para os bebês

Facebook
Twitter
WhatsApp

Nesta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania,  lançou o projeto social “Mamãe Presente- fortalecendo vínculos entre mãe e filhos”, voltado para mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social. Serão distribuídos 530 kits de enxoval durante o ano. No evento, foram entregues simbolicamente 10 kits.

Além de diversas gestantes que serão beneficiadas pela ação, o evento contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e da vice-prefeita Delcimar Leite.

O projeto tem como objetivo oferecer apoio psicológico, social, e orientações à mulheres grávidas, visando fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. Ao longo do programa, as participantes receberão kits de enxoval de bebê, além de acesso a palestras e encontros com psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados. As beneficiárias do programa devem ser mulheres de baixa renda, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com inscrição realizada previamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

 

Maria Francisca Monteiro, de 21 anos, que está com nove meses de gestação e prestes a dar à luz seu filho Manassés, expressou sua gratidão pela iniciativa. “É uma ajuda imensa pra gente que é mãe. Eu não trabalho, sou dona de casa, e é uma ajuda incrível. Vai ajudar bastante, ainda mais que eu já estou com nove meses, prestes a ganhar”, contou.

 

O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da ação e parabenizou as equipes da Secretaria de Assistência Social.  “Esse é um programa criado pela nossa gestão, o Mamãe Presente. Um projeto que visa fortalecer o vínculo entre mães e filhos. Para isso a gente precisa também dar a nossa parcela de contribuição no sentido de levar esse benefício para  essas mães. Agradeço aos nossos deputados estaduais Clodoaldo Rodrigues e Maria Antônia, porque sem eles não seria possível executar esse projeto”, citou o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Milca Oliveira, ressaltou o impacto positivo do projeto para as mães de baixa renda. “Hoje estamos fazendo a entrega simbólica de 10 kits para as mães, mas ao longo do ano, conforme a procura no Cras, serão distribuídos 530 kits. O processo de adesão é feito por meio de inscrição e acompanhamento, e no final da gestação, as mães contempladas receberão o kit, respeitando os critérios do programa”, disse.

Além do lançamento do projeto, o evento também comemorou o Mês da Mulher, com a presença dos servidores municipais da Secretaria de Assistência Social e das mães, com sorteios e  diversas atividades.