A Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento está realizando uma série de vistorias técnica aos agricultores beneficiários do Programa Municipal de Horticultura. A gestão atende 80 famílias de produtores em suas organizações associativas com materiais e assistência técnica.
A primeira etapa do programa consiste na entrega de kits para montagem das estufas.
Em seguida a equipe técnica da secretaria acompanha de perto cada projeto familiar que é identificado com uma numeração em um cadastro para que sejam atendidos na Assistência Técnica Gerencial- ATEG, objeto de parceria entre Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul e Sistema de Aprendizagem Rural SENAR. A assistência técnica se dá durante dois anos com o acompanhamento de todas as etapas de produção.
Antônio Azevedo é produtor rural há mais de trinta anos, e resolveu agregar renda familiar com a produção de horticultura. O que possibilitou aumento a renda. “Minha produção aumentou bastante e a renda melhorou. Não teria condições no momento de comprar um kit como esse e economizei mais de R$ 4 mil graças ao prefeito Zequinha Lima que entende o quanto nós produtores precisamos tanto do kit como da assistência técnica que recebemos através da Secretaria de Agricultura”, pontuou.
A Assessora técnica da Secretaria de Agricultura,Aldeni Lima, que esteve in loco fazendo o acompanhamento e identificação das estufas afirma que a atual fase de execução do Programa Municipal de Horticultura Familiar consiste em identificar as unidades em produção para seleção e inclusão na ATEG. ” A Assistência Técnica e Gerencial ao produtor irá dar todo suporte desde a produção de mudas, adubação, controle fitossanitário e comercialização”, relata.
Dona Maria da Conceição mais conhecida por “Mariquinha”, moradora da região do Santa Luzia, BR 364, demonstrou contentamento com o programa. “Me sinto muito feliz por receber esses materiais do prefeito Zequinha Lima, para poder produzir nossas verduras na pequena propriedade para nosso consumo e também para a venda local”, explicou.
“No ano passado tivemos o privilégio de trazer para nosso Município e executar programas inéditos para o homem do campo. A partir desse programa certamente mais produtos serão comercializados nas feiras e também nos programas de compra direta da Prefeitura como o PAA e o PNAE. Esse é o papel da nossa gestão, fortalecer cada dia mais a nossa zona rural”, concluiu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.