Nos abrigos as famílias têm atendimento social, de saúde, de Educação e entretenimento

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio das secretarias municipais segue dando todo o apoio às famílias retiradas de suas residências por causa da cheia do Rio Juruá. As 32 famílias ,somando 151 pessoas que estão abrigadas nas escolas Madre Adelgundes Becker, Corazita Negreiros, Marcelino Champagnat e Thaumaturgo de Azevedo. Para todas a prefeitura de Cruzeiro do Sul oferece alimentação, serviços sociais, de saúde, atendimento do Bolsa Família,atividades culturais e pedagógicas.


A Secretaria Municipal de Saúde ofertou nesta segunda-feira, 24, na escola Madre Adelgundes Becker, atendimento médico, de enfermagem, vacina, medicação e teste rapido a 15 famílias indígenas do município do Jordão que moram no bairro Miritizal e tiveram as casas alagadas. O serviço também é realizado nos demais abrigos.

” Nós temos um médico, equipe de enfermagem, vacina a medicação. Tudo que nós temos na atenção primária na Unidade Básica de Saúde estamos ofertando aqui mediante a identificação da necessidade desse atendimento realizado na semana passada. Também estamos realizando esse trabalho nos outros abrigos”, relatou o Diretor de Atenção Básica de Saúde do Município,Gilmar Giles.
Atendimentos da Assistência Social
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania juntamente com a Secretaria de Cultura e Educação desenvolvem diversas atividades nos abrigos. Fica a cargo da Assistência Social a distribuição da alimentação, kits de higiene, fraldas descartáveis e água potável.

A secretaria de Cultura realiza nos abrigos atividades culturais e lúdicas com as crianças, adultos e adolescentes. Já a Secretaria de Educação, além da manutenção das escolas também leva atividades de apoio pedagógico e lúdicas para as crianças.

O comércio também apoia a gestão municipal nos cuidados com essas famílias realizando doações de alimentos que são servidos como lanche as 16 horas.
A dona de casa e moradora do Bairro Miritizal Marcilane Souza da Cruz, agradeceu pelo apoio dado pela prefeitura. “Eu não tenho nada a reclamar, está tudo perfeito. Etão dando a assistência para nós com médico, com alimento, com tudo que a gente está precisando. Se a gente pedir alguma coisa eles dão um jeito de conseguir. A alimentação está boa, atendimento de saúde, cuidado com as crianças. Quando é umas horas vem uma equipe brincar com as crianças e tem lanche para para todos. Agradeço ao prefeito Zequinha e toda a equipe pelo apoio dado.”

A Secretária de Desenvolvimento Social, Milca Santos disse que existe uma força tarefa das secretarias do município no apoio as famílias retiradas de suas residências e levadas para os abrigos. “A partir do momento que essas famílias chegaram nos abrigos, a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul tem se responsabilizado por todas as suas necessidades básicas, desde alimentação, material de higiene, de limpeza e também a atualização dos programas sociais a qual elas participam, como Bolsa Família. Nós estamos fazendo uma triagem e fazendo consulta como é que está a situação do Bolsa Família, de cada uma dessas famílias que chegaram e fazemos atualização. A Secretaria de Cultura desde o primeiro dia que os abrigos foram montados, traz atividades lúdicas, culturais para as nossas crianças, para essa população que está acolhida. Temos a Secretaria de Educação também que além de ter preparado aqui o ambiente dos abrigos, esta com atividades pedagógicas para as nossas crianças”, concluiu a secretária Milca Santos.









