A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Governo do Estado e o SEBRAE, realizou nesta terça-feira, 18, uma reunião com todos os segmentos artesanais. O encontro foi na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, contando com a presença de 60 artesãos.
O objetivo da reunião foi alinhar a linha de produção, através de novos designs que proporcionarão o aumento de produtos e vendas, fomentando assim a cadeia produtiva e a economia voltada para a produção de artesanatos na região.
Marluce Santiago, artesã do município e membro da Associação de Artesanato do Vale do Juruá, destacou a importância da reunião.
“Eu acredito que isso é um passo muito importante, do qual nós estamos aqui interessados para ver o que vai acontecer, porque esperamos sempre coisas boas. Mas precisamos de ajuda para alavancarmos de novo, já que estamos vivendo um momento bem difícil. Acho que todos vocês já sabem das dificuldades que estamos enfrentando e esse é um momento muito importante.
Cleber Pereira Campos Jr, diretor técnico do Sebrae Acre, falou sobre a parceria e os objetivos.
“O Sebrae está com o objetivo aqui de estruturar toda a parte do setor do artesanato em conjunto com o governo do estado e a prefeitura. A criação dessa governança é que ela seja forte, discutindo estratégias para o desenvolvimento desse setor tão importante aqui para a regional.
Esperamos profissionalizar e melhorar a qualidade do artesanato aqui cada vez mais, envolvendo todos os artesãos e parceiros para que isso possa se transformar em resultados concretos.”
Risoleta de Queiroz, coordenadora do artesanato pela Secretaria de Turismo do Governo do Estado, destacou a importância da capacitação.
“O SEBRAE sempre foi um grande parceiro, e agora nós estamos também junto para que cresça o artesanato, que se expanda mais, que eles possam participar das feiras nacionais, como está se aproximando agora como a Expo Juruá e a Expo Acre.”
Aldemir Maciel, Secretário Municipal de Cultura, comentou sobre a importância do comércio do artesanato:
“O Prefeito Zequinha Lima, desde o início da sua gestão, tem dado uma atenção bem especial a esse setor e na cultura por meio das leis de sentido, favorecendo, fortalecendo e fomentando vários projetos do artesanato na área de capacitação, na área de exposição. Então hoje estamos aqui juntos, unidos para fortalecer cada vez mais esse setor do artesanato. Agora são vários segmentos, comunidades que estão aqui reunidas debatendo esse planejamento estratégico e melhorias para o setor. Aqui tem pessoas artesãos da cidade, indígenas, da casa do artesão, ou seja, tem várias frentes de pessoas que trabalham com artesanato, que vivem disso, e todos pensando juntos, é que conseguimos o fortalecimento mais rápido, prático e muito mais organizado.”