A prefeitura de Cruzeiro do Sul está avaliando mecanismos que estimulam o setor de suinocultura no município. Visando isso, nesta terça- feira, 25, o prefeito Zequinha e equipe visitaram a Granja Suína Bom sucesso.
Um dos principais objetivos foi ouvir as demandas da Cooperativa de Suínos Coopersuínos do Juruá e identificar maneiras de fortalecer o setor suinícola na região. O prefeito destacou a importância da suinocultura para a economia local e buscou entender as principais necessidades dos produtores.
Como forma de apoiar a produção agropecuária, a gestão atual vem buscando incentivar o associativismo e cooperativismo, como a forma mais adequada de buscar diferentes mecanismo de incentivo do poder público.
Durante a visita, Platini Ferreira, proprietário da Granja Suína Bom Sucesso, enfatizou a importância do diálogo com o poder público: “É muito importante a gente falar para o prefeito, para o poder público, o que a gente anseia, as nossas necessidades, as nossas “, afirmou Platini.
Ele destacou que a criação da cooperativa foi uma estratégia para organizar os produtores e buscar apoio. “Foi uma das ideias montar uma cooperativa para organizar. Nós temos muitas pessoas que criam porco, que são produtores e trabalhadores, mas precisam desse primeiro incentivo para fomentar o mercado local com a suinocultura,” explicou.
A Cooperativa de Suínos Coopersuínos do Juruá, atualmente composta por 35 cooperados, busca apoio para melhorar a produção e a comercialização dos suínos na região. O fortalecimento do setor é visto como crucial para o desenvolvimento econômico local, e a visita da Prefeitura é um passo importante nesse sentido.
O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância da parceria entre o poder público e privado, especialmente com os produtores se organizando através de cooperativas. “Hoje eu quero primeiro parabenizar o Platini. Ele fez questão de me trazer aqui na granja dele para mostrar a criação de porcos. Aqui é uma criação já bastante grande, há mais de três anos que ele trabalha com isso, mas enfrenta uma série de dificuldades. A maior dificuldade que eles enfrentam hoje é de não ter um frigorífico específico aqui no nosso município. Certamente, a partir dessa visita e dos problemas que eles enfrentam, nós vamos procurar nossos parlamentares, trazê-los aqui, ver a necessidade e realidade deles, e correr atrás de recursos para que possamos, quem sabe no futuro bem próximo, ter um frigorífico no nosso município, além de outros incentivos,” afirmou o prefeito.