Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de maio de 2024 14:03

Prefeitura de Cruzeiro do Sul atua em parceria com Governo do Estado em programa de regularização fundiária

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Na última quinta, 13, o Instituto de Terras do Acre, ITERACRE, realizou mais uma audiência pública sobre o programa de regularização fundiária do Governo do Estado “Minha Terra de Papel Passado”. O programa almeja entregar cerca de mil títulos definitivos de propriedade para pequenos produtores rurais e moradores de áreas periféricas das cidades acreanas.

Em Cruzeiro do Sul o programa é direcionado para as Vilas Lagoinha e Santa Luzia e para o bairro do Miritizal. Em Cruzeiro do Sul, o programa recebe o apoio da prefeitura através da secretaria de articulação institucional.

“Quero aqui parabenizar governo e prefeitura pois para que é produtor rural é muito importante ter um titilo desses. É muito difícil, conseguir este título se não for por intermédio de governo e prefeitura e sem título é como se não tivesse terra”, disse o vereador Noeca, representante dos produtores rurais do ramal 3 do PA Santa Luzia.

Maria Eunice Félix, 68 é moradora da lagoinha desde os 15 anos, e nunca teve seu terreno regularizado nesse tempo.

“Acho muito bom. Uma pessoa sem título, nunca é dono, é polêmica doida. Com a terra regularizada, dá para fazer empréstimo para a agricultura, reformar ou construir a casa, criar os animais, tocar nossa vida”, disse.

O secretário de articulação institucional, José Maria Freitas representou a prefeitura durante a audiência na Vila Lagoinha.

“Este programa ‘Minha Terra de Papel Passado’ é realmente muito importante. Quando governo e prefeitura dão as mãos e são parceiras, quem ganha é a sociedade. E programa começou pela área rural, vai expandir para o Miritizal e alguns bairros”, explicou.

“Este é um sonho realizado para muitas pessoas: ter o registro de suas terras, melhorar suas casas, produções, realizar empréstimo em banco, financiamento. Sabendo dessa importância o prefeito Zequinha recebeu a diretora e colocou à disposição para já na Expoacre Juruá entregar o título definitivo para as pessoas”, concluiu.

O programa de regularização fundiária do Governo do Estado irá alcançar nesta etapa aos municípios Mâncio Lima (bairros, São Vidal e parte do Centro no município), Cruzeiro do Sul (Lagoinha e bairros) e Feijó (Bela Vista e bairros). A regularização irá permitir que essas famílias sejam incluídas em programas de acesso ao crédito e permitirá ao município regularizar a arrecadação do IPTU, bem como dar maior segurança na gestão ambiental urbana, uma vez que se terá de forma segura a identificação do titular de direito dos lotes, para responsabilização social e ambiental.

A presidente do ITERACRE, Gabriela Câmara, vem conduzindo as audiências públicas do programa.

“O ITERACRE neste momento faz o lançamento do maior programa de regularização fundiária do Estado do Acre. Fazer regularização fundiária é algo que precisa ser desburocratizado. Por determinação do governador Gladson Cameli, temos procurado sempre essa parceria com o governo federal. Estivemos com o Ministro Valdez do desenvolvimento regional, com o ministro das cidades que nos ofereceram todo o apoio. Cruzeiro do Sul será contemplado com cerca de 1000 títulos definitivos, o que traz vários benefícios: financiamento bancário, empreendimento, posse da terra e valoriza o terreno”, concluiu.