Na manhã desta quinta-feira, 27, a Universidade Federal do Acre, por meio do Campus Floresta – UFAC, promoveu o dia de campo ‘Robustas da Amazônia’ para alunos do curso de Agronomia e produtores rurais. O evento contou com o apoio da prefeitura de Cruzeiro do Sul que tem fortalecido a produção e cultivo do café no município.
O projeto da produção do café foi lançado pelo laboratório da universidade, através do professor Doutor Leonardo Tavera e do Agrônomo Daniel Lambertucci, da Embrapa- AC.
” Essa é uma cultura que na agricultura familiar o produtor pode cuidar bem da sua família com até quatro hectares de café, e isso gera melhoria de vida para as famílias. Nos acreditamos muito nessa cultura que vem crescendo no Juruá e que em breve pode se tornar o maior produtor de café do estado.
A Universidade e a Embrapa estão aqui para ajudar os produtores nesta parceria com o puder público para que eles possam ter sucesso na sua lavoura, frisou Bruno Pena Carvalho, chefe da Embrapa – Acre.
Entusiasta no cultivo do café, o professor da Universidade Federal do Acre Leonardo Tavera disse que contou com ajuda e experiência de Lambertucci para trazer a cultura do café para a região.
“Fizemos um estudo e percebemos que aqui nunca passou mais de 20 dias sem uma chuva, diante disse, acreditamos que era possível desenvolver o cultivo do café na agricultura familiar”, disse Leonardo.
Incentivador da cultura do café em Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima participou do dia de campo e agradeceu a parceria.
” Essa é uma lavoura que vem crescendo bastante no município, e a prefeitura tem apoiado e investido na capacitação dos nossos técnicos da Secretaria de Agricultura para darem todo o suporte que os produtores rurais necessitam. Hoje é um dia importante para esse setor, ter aqui a Universidade Federal do Acre, junto com a Embrapa promovendo esse dia de campo para os alunos e os produtores rurais, para mostrar todo o conhecimento que eles tem sobre o café e isso certamente vai ajudar muito os nossos agricultores”, comentou o prefeito Zequinha Lima.