Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de maio de 2024 20:10

Prefeito Tião Bocalom e senadores Alan Rick e Márcio Bittar se reúnem com ministro Waldez Góes para tratar sobre fim dos lixões no Acre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

 

Reunião discutiu a criação do consórcio intermunicipal para a instalação dos aterros sanitários (Foto: Gabriel Cruz)

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac) Tião Bocalom esteve reunido, na tarde dessa terça-feira (14) com o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na sede do Ministério, e discutiram o avanço das tratativas para a criação do consórcio intermunicipal para a instalação dos aterros sanitários e resolver o problema dos 21 municípios acreanos que ainda não se adequaram à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao que estabelece o Marco Legal do Saneamento: o fim dos lixões.

Na reunião, o ministério também garantiu a liberação de recursos de emendas parlamentares destinadas ao asfaltamento e construção da ponte de alvenaria no Ramal dos Paulistas.

Também participaram da reunião os senadores Alan Rick (União/AC), Márcio Bittar (União/AC) e o diretor da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do MIDR, Denílson Campello, que já esteve no Acre algumas vezes para as tratativas dessa implantação.

A comitiva acreana levou a boa notícia da adesão dos prefeitos ao consórcio e agradeceu a continuidade do apoio do Ministério.

De acordo com o senador Alan Rick há mais de um ano estão com a parceria dos parlamentares, dos prefeitos, da AMAC, do governo do estado e do Ministério Público do Acre, tratando sobre o financiamento de 100% dos projetos dos aterros sanitários, através do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS).

“A continuidade desse trabalho é muito importante para os municípios do nosso estado, que estão sob Termos de Ajustamento de Conduta com prazo batendo a porta para dar fim aos lixões”, disse Alan Rick.

O prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom também agradeceu o apoio do Ministério, dos parlamentares e disse estar confiante que agora os prefeitos resolverão o problema da destinação do lixo.

“Isso tá andando bem. Se Deus quiser vamos conseguir, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional, definir uma política para a destinação do lixo nos municípios do Acre. Rio Branco já tem um trabalho bom, mas os outros municípios precisam e como presidente da Amac não poderia deixar de apoiar e ajudar nesse projeto. Rio Branco está junto!”, enfatizou.

O Ministro Waldez Góes afirmou que a conversa foi muito salutar com os senadores e com o prefeito.

“Estou me colocando a disposição para ir até o Acre para fazermos um seminário de Desenvolvimento Regional, ouvir a comunidade local para que a gente acerte ainda mais nas políticas públicas de responsabilidade do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.”

Outras pautas de interesse do Acre também foram tratadas, como a liberação de emendas parlamentares destinadas para infraestrutura da zona rural.

Colaboração de Lilliam Lima