Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de maio de 2024 13:39

Povos indígenas reafirmam interesse em integração entre Cruzeiro do Sul e Peru

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, recebeu nesta sexta-feira, 28, inúmeras lideranças indígenas do Vale do Juruá, que fizeram questão de reafirmar interesse na integração entre o Acre e o Peru.

“O que a gente é o que todos esperam: que a construção da estrada vem para o melhor de todos. Desenvolvimento significa saúde e se a gente tem trabalho e produção, a gente tem saúde”, endossou Maná Kaxinawa, que acredita que a estrada promove o desenvolvimento da Amazônia.

Para a liderança indígena da Aldeia São Francisco, em Feijó, Rui Kaxinawa, a estrada que liga o Acre ao mundo vai beneficiar não apenas as lideranças indígenas, como as populações tradicionais da região. “Estamos levantando essa bandeira junto a aliança dos prefeitos”, frisou.

Segundo Assis Kaxinawa, “os índios não são contra o progresso”. “Não somos contra a reabertura da BR que liga ao Pacífico. O que nós queremos é que isso também nos beneficie, que possamos exportar a nossa produção e que o desenvolvimento seja para todos nós”, salientou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o carinho e a visita das lideranças e indígenas e reafirmou seu compromisso de trabalho em prol do desenvolvimento do Vale do Juruá. “Do que a gente investirmos tanto em produção e não termos como escoar? A estrada no pacífico vai abrir as portas do mercado internacional para o Acre. Eu fico muito feliz de ter o apoio dos nossos irmãos indígenas nesse processo”, frisou.

Na última quinta-feira, 27, Ilderlei recebeu o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que se comprometeu em pavimentar o trecho que liga o Acre a Pucallpa, a partir de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Assessoria