Cruzeiro do Sul, Acre, 2 de fevereiro de 2025 08:01

Nota de esclarecimento

Facebook
Twitter
WhatsApp

ESTADO DO ACRE

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes

Coordenação do Núcleo de Cruzeiro do Sul

Nota de Esclarecimento

A Secretaria Estadual de Educação, por meio do Núcleo Regional em Cruzeiro do Sul, vem a público esclarecer que:

1. Na sexta-feira, 1º de Maio, foi publicada uma matéria no site de notícias – Ac 24 Horas, que a “Educação quer levar merendeiras para cozinhar na maternidade de Cruzeiro do Sul”. A reportagem trata o assunto como se fosse uma imposição da coordenação regional de educação às servidoras terceirizadas que trabalham nas escolas estaduais do município, devido a copeira da unidade hospitalar ter testado positivo para a Covid-19, acarretando o afastamento de 14 funcionárias e o fechamento do setor.

2. Preocupada com a situação, a Coordenação Regional de Saúde sugeriu a cessão de merendeiras por um período de 15 dias, tempo da suspensão dos trabalhos das copeiras da Maternidade, pelo isolamento e resultado dos testes realizados nas mesmas.

3. Pelo fato de as merendeiras serem terceirizadas, a Secretaria de Saúde, por meio do departamento jurídico, fez a solicitação para a Secretaria de Educação, que contatou a empresa Tec News, através de documentos oficiais e legais, para a realização de um levantamento das servidoras que se disponibilizassem ajudar a maternidade nesse período atípico.

4. Devido as aulas estarem suspensas em função da pandemia do Covid-19, como forma de acelerar o processo, o diretor da empresa Tec News enviou um pedido por escrito, através de mensagem via whatsapp, à Coordenadora Regional de Educação, que repassasse ao grupo de gestores escolares, para conversarem com as merendeiras e listar os nomes de quem estivesse disposta auxiliar. Em nenhum momento foi imposto ou decretado o trabalho destas profissionais.

5. A medida é para atender a emergência do momento, enquanto a Secretaria de Saúde contrata mais colaboradores. A educação tem sido parceira e diversos profissionais (professores, assessores, coordenadores de setor, motoristas e demais servidores) estão trabalhando como voluntários, cooperando com os órgãos de Saúde, seja na confecção de máscaras, roupas de cama para os hospitais, transporte das amostras de exames para Rio Branco, manutenção predial, entre outros. Evidentemente, com todos os cuidados conforme as

recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), quanto a higienização dos produtos e proteção do pessoal envolvido.

6. O presidente do colegiado de gestores das escolas públicas de Cruzeiro do Sul, parabenizou o governador Gladson Cameli, pela atitude e ações desenvolvidas para conter o avanço e a disseminação da pandemia do novo Coronavírus (covid-19) em nosso Estado. Destacou a importância da conscientização do isolamento social (para todos os que podem), nesse momento em que vivemos uma crise na saúde pública mundial e com o aumento do número de casos confirmados em nosso Estado e até no município.

7. Parabenizou também, todas as escolas (diretores, coordenadores, professores e demais servidores), pelo belíssimo trabalho que está sendo realizado através das redes sociais, na internet. Cada escola já se organizou no sentido de manter o vínculo com as famílias e a rotina de estudos para o aluno.

8. O presidente destacou também, a importância do assessoramento disponibilizado pelo Núcleo da Secretaria de Educação no município. Também a distância, as escolas são orientadas para a realização do planejamento e o desenvolvimento do ensino remoto. Enfatizou que o momento é difícil para todos e que exige um espirito de irmandade, para que possam vencer essa pandemia sem maiores problemas.

9. Por fim, vale ressaltar que mesmo vivenciando uma situação de quarentena, de autoisolamento e outra medidas por medo do vírus, é tempo de ajuda mútua, de atitudes individuais em prol da coletividade, de solidariedade e humanismo. Nada é para sempre, mas tudo é aprendizado.

Cruzeiro do Sul – Acre, 02 de Maio de 2020.

Ruth Bernardino

Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação