Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de fevereiro de 2025 19:05

Navio Hospital Dr Montenegro não tem data prevista para chegar ao Juruá por conta da Pandemia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com previsão de atendimento para 15 a 20 mil pessoas em Cruzeiro do Sul e região na sua 21 viagem ao Juruá, o Navio de Assistência Hospitalar Dr Montenegro tem sua vinda comprometida por conta da pandemia da Covid-19.

A previsão inicial era que a embarcação chegasse à Cruzeiro do Sul no dia 06 de fevereiro. No entanto, com os altos índices do novo Coronavírus na Amazônia, vários funcionários do navio ficaram doentes e esse fato impossibilitou que essa data fosse cumprida.
Por conta dessa situação a secretaria municipal de saúde de Cruzeiro do Sul não sabe se o navio ainda vem este ano.
De acordo com o secretário Agnaldo Lima, a preocupação é que se o navio não vier realmente para a região, o município poderá ficar ainda mais em situação delicada com relação à médicos para atender a população. “As notícias do navio não são agradáveis no momento atual, diante do déficit de médicos que temos na atenção básica. E hoje mais uma vez temos a informação de que o navio ainda não tem data prevista pra sair do porto de Manaus, tendo em vista que grande parte da sua equipe se contaminou também de covid.”

O Navio de Assistência Hospitalar Dr Montenegro tem uma equipe de Saúde composta por 27 militares, sendo: seis médicos, dos quais, dois pediatras, um hematologista e três clínicos geral; cinco cirurgiões dentistas; dois farmacêuticos bioquímicos; dois enfermeiros de nível superior; seis técnicos em enfermagem; dois técnicos em radiologia médica; dois técnicos em higiene dental; um técnico laboratorial e um técnico em enfermagem, que atuará como vacinador.

Para prestar este apoio à população, o navio também é dotado de dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos; um laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-x; sala de mamografia; uma enfermaria; uma sala de vacina e uma farmácia, onde será realizada a entrega dos medicamentos, prescritos pela equipe de saúde, aos pacientes das comunidades ribeirinhas visitadas.

O navio possui, ainda, quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.

Como diferencial, o NAsH “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-x com conversor de imagem digital, um mamógrafo e capacidade de comunicações via satélite.

fonte:Juruáonline