Cruzeiro do Sul, Acre, 4 de maio de 2024 19:55

Margaridas de Rio Branco são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher com a presença da vice-governadora Mailza

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Faça chuva ou faça sol. Frio ou calor, as mulheres que trabalham na limpeza das nossas cidades, seguem firmes. E merecem todo o reconhecimento.

No café da manhã, Mailza reforçou a papel da mulher na sociedade e sua importância. Foto: Felipe Freire/Secom

Na manhã deste sábado, 11, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Serviços da Cidade (SMZCC), em Rio Branco, homenageou as margaridas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. A vice-governadora Mailza participou da ação.

Governadora em exercício Mailza tomou café da manhã com Margaridas, da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade. Foto: Felipe Freire/Secom

“Meus parabéns a todas as mulheres, as margaridas, que fazem o serviço bem cedinho. Que Deus as ilumine. São vocês que fazem a limpeza da cidade e merecem o nosso reconhecimento, todos os dias do ano. A zeladoria dá um exemplo. Emprega, protege e dá espaço para mulheres”, homenageou a vice-governadora.

Mailza falou do reconhecimento às margaridas pelo trabalho que elas fazem na limpeza da cidade. Foto: Felipe Freire/Secom

A programação especial teve palestra sobre a importância da mulher na sociedade, com a psicóloga Giselda Silveira, sorteio de brindes e o tradicional parabéns em homenagem às servidoras.

Mailza distribuiu cactos às servidoras. A planta representa a força feminina. Foto: Felipe Freire/Secom

Força e determinação descrevem as margaridas que trabalham na limpeza de Rio Branco

Quem vive a cidade dia-dia e sol-a-sol é Maria de Fátima Eneas, de 58 anos. Mãe de cinco filhos, ela é uma margarida e atua na limpeza municipal há 18 anos.

Maria de Fátima Eneas, de 58 anos, é mãe de cinco filhos, é uma margarida e atua na limpeza municipal há 18 anos. Foto: cedida

Conta que, apesar dos desafios da profissão, faz seu trabalho com muita responsabilidade e compromisso. “Acordo cedinho, todos os dias às 4h30 da manhã. Me arrumo, faço minhas coisas. Chego na Zeladoria por volta das 5h30. Sou muito dedicada no que faço.  Hoje, o sustento da casa vem da minha renda de margarida e isso é meu orgulho”, relata emocionada.

Maria Leilane Silva tem 34 anos e está há 12 na zeladoria. Mãe de dois meninos, relata que seu maior desafio é cada dia fazer o seu melhor para os filhos. “Visto a camisa do meu trabalho. Com o salário que ganho aqui, faço de tudo para dar conforto para eles”.

Maria Leilane Silva tem 34 anos e esta há 12 na zeladoria. Mãe de dois meninos, diz que com o salário ganho na zeladoria, faz de tudo para dar conforto para eles. Foto: cedida

Quando não está trabalhando, Leilane gosta de reencontrar os amigos, fazer novas amizades. “Falo às pessoas sobre o cuidado com a limpeza da cidade. Falo para elas sobre não jogar o lixo na rua”.

“Falo às pessoas sobre o cuidado com a limpeza da cidade”, Maria Leilane. Foto: cedida

Mesmo com as dificuldades da vida, ela diz que as parcerias no trabalho tornam tudo mais fácil. “Nossa coordenadora Natalice sabe como tratar a gente. Quando temos problema em casa então, me sinto no meio da minha família. Só agradeço a Deus por ter me colocado pra trabalhar com elas, as margaridas”

E finaliza agradecendo: “Temos um secretário e uma diretora ótima, um governador e uma vice que lembrou de nós. Agradeço a Mailza pelo gesto lindo hoje”, conta emocionada.

De acordo com o secretário, Joabe Lira, atualmente 86 mulheres integram a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade em vários segmentos operacionais (45 margaridas, duas coordenadoras e uma diretora). As demais atuam na área administrativa da SMCCI.

Mailza e o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira. Foto: Felipe Freire/Secom

“Nós trabalhamos com garantia dos direitos da mulher, atuando no combate à violência doméstica e familiar e nada melhor do que homenagear as nossas margaridas. O Governo do Estado tem esse compromisso junto à Secretária da Mulher de fazer mais por todas”, disse a secretária Márdhia El-Shawwa, que informou que o Acre não lidera mais o ranking nacional de feminicídios.