Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de abril de 2024 05:24

Lixão de Cruzeiro do Sul deve ser encerrado em menos de 2 anos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

 A previsão é de que em cerca de 1 ano e meio o lixão de Cruzeiro do Sul se encerre. A ong municipal já realiza um trabalho de seleção e limpeza de resíduos espalhados. O coordenador nacional de resíduos sólidos, Jocelio Melo, disse que umas das preocupações é um igarapé que foi contaminado e que agora está sendo retirado todo o lixo.

“Não sabemos quanto tempo está contaminado. Nesse primeiro momento vamos tirar os resíduos e a natureza vai fazer o resto”, disse. 

A previsão é de que em menos de 2 anos o lixão possa ser extinto e uma nova estação de tratamento de lixo vá ser inaugurada. “Abrimos esse caminho e já começamos a fazer a retirada. O propósito é encerrar esse lixão e criar a nova estação de tratamento”, afirma.

Há cerca de 15 anos atrás, o lugar era um aterro sanitário que foi mau administrado e se tornou o lixão. 2000 metros cúbicos de lixo serão retirados do local. “Houve um descaso nos últimos 10 anos, crimes ambientais e agora estamos tentando fazer o possível para tentar não agredir mais ainda a natureza”, conta.

Valas estão sendo construídos para o depósito de animais mortos, dejetos de uma incineradora e os resíduos sólidos urbanos da cidade.

fonte:Juruáonline