Cruzeiro do Sul, Acre, 6 de maio de 2024 05:27

Justiça do Acre negou em dezembro pedido para bloquear atividades da Xland

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Em dezembro do ano passado, a juíza Olívia Alves Ribeiro, da 5ª Vara Cível de Rio Branco, negou o pedido do Ministério Público Estadual para suspender as operações e congelar os bens da Xland, empresa acusada de golpe pelo jogador Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras, que foi manchete na edição do último domingo do Fantástico, da Rede Globo.

A magistrada argumentou falta de provas e que há o risco de ruína da empresa, com prejuízo aos clientes, caso parasse de funcionar.

Porém, de acordo com relatórios do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) por meio do Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB) do Ministério Público do Acre há fortes indícios de que a empresa Xland Investment esteja se aproveitando do fato de que criptomoedas são ativos financeiros sobre os quais a maioria da população tem pouco conhecimento sobre o assunto para empregar esquema ilícito.

Além disso, a empresa citada também se beneficia do fato de os sistemas de moedas virtuais possuírem quase nenhuma regulamentação para atuar numa modalidade de pirâmide conhecida como “esquema de ponzi”.

O esquema de Ponzi é uma operação de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve a promessa de pagamento de rendimentos exorbitantes e lucros atrativos aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real.

Ainda segundo o documento, nesta modalidade de investimentos, que aparenta ser lícita, não ocorre, de fato, investimento algum. Os investidores iniciais são pagos com o dinheiro dos investidores que entram posteriormente, os quais são recrutados pela própria empresa, e não pelos que a ela confiam seu dinheiro.

 

O que diz a Xland

Em nota, a Xland afirmou que não pratica atividade ilícita e que há mais de cinco anos possui operações bem-sucedidas.

“Em primeiro lugar, a empresa Xland tem o interesse de esclarecer que não está vinculada a qualquer tipo de atividade ilícita, muito menos possui qualquer esquema de golpe financeiro atrelado a suas Atividades operacionais. A bem da verdade, a empresa já possui 05 (cinco) anos de operações bem-sucedidas. Inclusive, a empresa já constou de rankings internacionais como uma das mais lucrativas no segmento de criptomoedas. Ao longo de todos esses anos, a empresa sempre se revelou muito lucrativa, e por sua vez, sempre honrou com todos os seus compromissos junto aos clientes investidores”, diz a empresa.