Cruzeiro do Sul, Acre, 10 de maio de 2024 05:18

Implantação do Curso de Medicina em Cruzeiro do Sul é aprovada pelo MEC

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a implantação do Curso de Medicina em Cruzeiro do Sul. A notícia foi dada ao Prefeito Ilderlei Cordeiro e ao deputado federal Alan Rick, durante encontro com o Ministro da Educação Mendonça Filho, nesta quinta-feira (22), em Brasília. Com a aprovação, a próxima etapa é o cadastro das universidade interessadas em ministrar o curso. A previsão é que a primeira turma já possa iniciar em 2019.

 O município já havia sido aprovado na primeira etapa, com a inscrição realizada pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul no processo de abertura, que exige diversos itens a serem cumpridos. A segunda etapa aconteceu no final do mês de janeiro, quando uma equipe técnica do MEC esteve na cidade para fazer uma vistoria nos hospitais e demais unidades de saúde, para avaliar se o município dispunha do suporte necessário estipulado pelo MEC para implantação do curso em instituições de educação privada. Foram avaliadas tanto a parte da saúde como a parte pedagógica durante este processo. Os técnicos ficaram surpresos com a ótima estrutura que o município possui para a implantação. A terceira etapa será a da Habilitação das faculdades.

 Três universidades já manifestaram interesse em participar da habilitação, sendo que uma delas se comprometeu a disponibilizar 10% das vagas para o município realizar seleção e entrega de bolsa de estudos.Com base nas regras do MEC, a instituição de ensino que for aprovada, terá o prazo de dois anos para se implantar no município. O prefeito Ilderlei Cordeiro agradeceu o empenho do Deputado Alan Rick neste processo e ressaltou a importância deste curso para o desenvolvimento do município. 

 “Quero agradecer ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, agradeço ainda todo o esforço do Deputado Alan Rick que nos ajudou muito junto ao MEC desde o início do projeto. Fizemos a inscrição em dezembro do ano passado, cumprimos todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação, apresentando toda documentação necessária. Com a vinda do curso de medicina para Cruzeiro do Sul, nossa população só tem a ganhar, é geração de emprego e renda, traz qualidade no ensino, teremos profissionais capacitados aqui e que poderão continuar atuando na cidade, enfim, é muito desenvolvimento que chega para nosso município e para toda região”, destacou o prefeito.
Assessoria de Comunicação