Cruzeiro do Sul, Acre, 2 de maio de 2024 22:25

Ieptec certifica 32 reeducandas do sistema prisional da capital em cursos de corte e costura, manicure e pedicure

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma manhã especial para 32 formandas de cursos ofertados pelo governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). As reeducandas da Unidade Prisional de Rio Branco foram certificadas nos cursos de corte e costura, manicure e pedicure, nessa quinta-feira, 2, nas dependências do estabelecimento de segurança pública.

O envolvimento dos parceiros do Ieptec, Iapen, Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), Ministério Público do Acre (MP/AC), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Instituto Federal do Acre (Ifac), sem os quais não seria possível a realização da ação. Foto: Assessoria Ieptec

A certificação é uma parceria do governo federal com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e do governo do Estado, por meio do Ieptec e do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). “É um momento ímpar com várias instituições reunidas em prol de um bem maior”, declarou o presidente do Iapen, Glauber Feitoza.

Os presidentes do Ieptec, Alírio Wanderley, e do Iapen, Glauber Feitoza, em entrega de certificado à reeducanda que formou no curso de manicure e pedicure. Foto: Assessoria Ieptec.

A unidade da Rede Ieptec responsável pela execução dos cursos foi o Centro em Serviços Campos Pereira. “É a primeira certificação da escola em 2023. Estamos muito felizes em poder formar essas reeducandas”, disse a coordenadora do centro, Susie Lamas.

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, garantiu a continuação dos cursos. “É um prazer começar o Mês da Mulher entregando esses certificados. Daremos seguimento a esses cursos com o apoio do MP, TJ e Iapen para que sejam ofertados durante o ano todo”.

Presidente do Ieptec, Alírio Wanderley e equipe do centro em Serviços Campos Pereira prestigiando a cerimônia de entrega de certificados às reeducandas. Foto: Assessoria Ieptec

Caroline Alves, que recebeu o certificado em corte e costura agradeceu a oportunidade, em nome da turma: “Agradeço ao Iapen e ao Ieptec pela oportunidade. A gente não sabia nem pegar numa máquina, e aprendemos por meio do curso. Obrigada por não desistirem da gente. Agora temos uma profissão”.

Durante o evento, os representantes das instituições parceiras realizaram a entrega de máquinas de costura e carteiras de identidade nacional para as custodiadas.