Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de maio de 2024 16:13

Hemoacre precisa de doadores de sangue para realização de mutirão de cirurgias

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Aproximadamente 5mil procedimentos serão realizados no Acre

 

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), irá realizar nos próximos dias um mutirão de intervenções cirúrgicas no estado do Acre, mas precisa de doações de sangue para melhor desempenho das operações. Acontece, que a instituição tem recebido poucos doadores, e o banco de sangue está em situação crítica.

Em contagem estadual, aproximadamente 70 doações por dia seria o suficiente para manter o estado em boas condições de abastecimento, entretanto, apenas entre 15 e 20 doações são realizadas. Mesmo com campanhas de conscientização e com as poucas doações, o sangue é rotatório, por esse motivo não tem uma reserva. Entre 40 a 45 doadores, seria satisfatório para manter um bom fluxo diário.

Josiane Amorim, gerente geral do Hemoacre, lembra que sangue não é substituível, e que as pessoas precisam se sensibilizar com a causa, principalmente aos familiares e amigos de pacientes que passarão pelo mutirão. “Grande maioria das cirurgias, principalmente ortopédicas, ginecológicas e outras, podem vir a ter complicações. Se as pessoas não se sensibilizarem para vir fazer a doação, fica difícil para conseguir atender todo mundo”, diz.

Os doadores podem ir até a Hemoacre, localizada Av. Getúlio Vargas, 2787 – Bosque, Rio Branco, das 07 às 18h, sem intervalo para almoço.

Quem pode doar?

  • O doador deve estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
  • Pesar no mínimo 50kg;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).