Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de abril de 2024 08:53

Gestores da Saúde em Cruzeiro do Sul recebem qualificação da causa básica de morte

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Participando do projeto desde 2017, Cruzeiro do Sul tem o melhor resultado da Região Norte da Qualificação da Causa Básica de Morte (garbege). A capacitação visa melhorar a investigação da causa óbito. 

“Quando nós começamos, tínhamos uma taxa de causa básicas e mal definidas de óbitos muito elevada. Iniciamos em 2017, qualificamos o corpo técnico e começamos a trabalhar com o corpo clínico do município e maternidade.  Através disso, qualificamos os médicos. Atualmente, Cruzeiro do Sul é o município do Norte com a melhor qualificação da causa básica de óbito”, explica a secretária de Saúde, Juliana Pereira.

As causas de óbito não definidas caíram de mais de 40% para 5,7% na gestão do prefeito Ilderlei Cordeiro. “Quando eu tenho uma causa de óbito definida, eu consigo identificar os males que afetam a população. A partir disso, consigo montar formas de prevenção”, endossou a gestora.

Em Cruzeiro do Sul um dos maiores índices de óbitos está relacionado aos hipertensos, a partir disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um programa de prevenção.

 

Assessoria