Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de maio de 2024 00:30

Fundação Hospitalar e Secretaria de Saúde se reúnem para planejar aumento do número de leitos de UTI em Rio Branco

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Equipes técnicas da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniram no fim desta quinta-feira, 18, em Rio Branco, para um alinhamento sobre a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).

Instituições de saúde se reúnem para alinhamento sobre o aumento do número de leitos de UTI. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Mostramos a integração e a força que essas duas instituições têm, cada uma complementando e fortalecendo o ponto de fragilidade da outra. Que nós tenhamos o entendimento de que o paciente é a nossa prioridade. Então, todos os esforços hoje foram reunidos para que nós evoluíssemos na abertura desses leitos”, afirmou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

A Fundhacre hoje conta com dez leitos de UTI, que serão transferidos para o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC). Após a mudança, será realizada a ampliação do setor, com mais oito leitos, também instalados no Into.

Na Fundhacre, os seis leitos de terapia semi-intensiva passarão a ser leitos de unidade de terapia intensiva, totalizando a quantidade de 24 leitos de UTI nas duas unidades.

“Todos os esforços foram reunidos para que nós evoluíssemos na abertura desses leitos”, afirma o Secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A reunião foi realizada na Fundhacre e contou com a participação das equipes de regulação, engenharia, administrativo e planejamento das duas instituições. O processo transcorre sob determinação do governador Gladson Cameli, com o apoio da Casa Civil e demais instituições de saúde.

“É um avanço para a saúde do Estado e estamos aqui para contribuir e colaborar com esse momento”, destaca a presidente em exercício da Fundhacre, Duciana Araújo. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Consideramos um avanço poder ampliar os leitos de UTI. É uma demanda da população, uma necessidade de saúde e um avanço para a saúde do Estado. Estamos aqui para contribuir com este momento”, destaca a presidente em exercício da Fundhacre, Duciana Araújo.

Reunião contou com equipes de regulação, engenharia, administrativo e planejamento das duas instituições. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Promover assistência é um dos pontos fundamentais no processo de ampliação. “Hoje o Estado está sobrecarregado em demanda de unidade de terapia intensiva. Estamos unidos para poder oferecer um atendimento de qualidade à população”, observou o diretor de Assistência da Fundhacre, Evandro Teixeira.