Cruzeiro do Sul, Acre, 13 de maio de 2024 23:02

Fred tem duas lesões, passará por cirurgia, mas tem chance de voltar em 2018

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Jogador passará por intervenção cirúrgica ainda esta semana e deverá atuar só no último trimestre da temporada

O atacante Fred passará por cirurgia, ainda nesta semana, para refazer o ligamento anterior cruzado, totalmente, e um dos ligamentos periféricos do joelho direito, rompidos ainda no primeiro tempo da semifinal contra o Tupi, no último domingo, no Mineirão. Segundo o diretor médico do Cruzeiro, Sérgio Campolina, o prazo de recuperação é entre seis e oito meses, com o jogador podendo voltar a atuar no último trimestre desta temporada.

 

Fred se lesionou durante a partida contra o Tupi, no último domingo  (Foto: Reprodução/Premiere)

Fred se lesionou durante a partida contra o Tupi, no último domingo (Foto: Reprodução/Premiere)

O médico cruzeirense explicou a lesão em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, na sede administrativa do Cruzeiro, e disse que a situação poderia ter sido ainda mais grave e incomum pelo tipo de lance em que ocorreu.

– O Fred teve um trauma no joelho atípico aonde ele fez movimento de rotação e stress, que não é o comum para um atleta de futebol. Geralmente, acontecem com atleta com os pés no chão. Quando eu o examinei, vi que havia algo de preocupante. Levei ele para o vestiário e o encaminhei para fazer exame de imagem, onde confirmou a minha suspeita de lesão do ligamento anterior cruzado. Além disso, ele teve uma lesão na parte periférica, que a gente chama de não articular do joelho, um ligamento lateral. Comentei com ele (Fred) que, pelo mecanismo de lesão, foi a lesão menos grave que ele poderia ter. Aquela lesão, aquele movimento que ele fez, a gente chama de movimento complexo, onde geralmente os ligamentos rompem, cruzado posterior, anterior, menisco, ligamento cruzado colateral. São lesões cirúrgicas, ele deve estar fazendo essa cirurgia ainda essa semana. A lesão, em si, tem um prazo de seis a oito meses de recuperação. Então, esse é o prazo que vamos trabalhar – explicou Sérgio Campolina.

A data da cirurgia ainda não foi marcada, mas deverá ocorrer a partir de quarta-feira. O atleta, que será operado por Sérgio Campolina (especialista em joelho), ainda passará por exames pré-operatórios e fará toda a recuperação no Cruzeiro.

 

Sérgio Campolina concedeu coletiva nesta segunda-feira (Foto: Thaynara Amaral)

Sérgio Campolina concedeu coletiva nesta segunda-feira (Foto: Thaynara Amaral)

– Felizmente de todas as lesões possíveis, ele teve a menos grave. São lesões cirúrgicas, deve estar fazendo essa semana ainda. Está terminando os exames pré-operatórios. Assim que for liberado pelo cardiologista e anestesista, eu irei fazer o procedimento. Em relação à cirurgia, não tem muita diferença com o habitual. A cirurgia é importante, mas o mais importante é reabilitação, porque o resultado, o prazo biológico é comum a qualquer pessoa. O que vai definir se será bom ou ruim o resultado é a recuperação. Felizmente, o clube tem condição de fazer uma recuperação mais do que adequada – garantiu o médico cruzeirense.

Sérgio Campolina explicou uma situação interessante. A recuperação deverá ser mais rápida porque ocorreu na perna em que Fred mais usa no futebol.

– A recuperação do lado dominante sempre é melhor, porque a perna de apoio é muito mais. Existe questão da inteligência articular, a inteligência do lado dominante é maior, a musculatura é mais responsiva. Ou seja, ele perde mais massa muscular pelo repouso que está nele, mas recupera mais por ser a parte dominante do que fosse lado de apoio. Fred é um atleta forte e isso vai ajudá-lo na cirurgia. Rompimento não tem como costurar, a gente tem que substituir, e a gente substitui, usando uma estrutura do próprio ligamento para isso. E ele sendo forte, vigoroso, o tendão é mais forte e, com isso, o ligamento fica mais forte.

 

Como foi a lesão

O jogo contra o Tupi, nesse domingo, marcou o retorno de Fred aos jogos, após se recuperar de lesão na panturrilha direita. Entretanto, a volta durou pouco tempo. O atacante se chocou com Sidimar, ao chutar a perna do zagueiro (veja no vídeo abaixo) e precisou ser substituído, logo aos 27 minutos do primeiro tempo. Raniel, que agora deve ganhar uma sequência no time titular, entrou no lugar do camisa 9 na partida.

 
 
Pouco tempo após se recuperar de uma lesão, atacante Fred se machuca novamente

Pouco tempo após se recuperar de uma lesão, atacante Fred se machuca novamente

Depois do choque com Sidimar, Fred ficou caído em campo sentindo bastante dores. Ele mal conseguia colocar o pé no chão e deixou o gramado de maca. À tarde, surgiu a informação que o atacante rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito (LCA) e estava com a temporada em xeque. Sérgio Campolina explicou detalhadamente o que ocorreu com as lesões.

– O ligamento cruzado teve um rompimento total. Na verdade, o ligamento cruzado tem dois ligamentos e foi rompido totalmente. O ligamento periférico tem vários ligamentos, pequenos, mas que trabalham conjuntamente. O ligamento mais importante lateral não foi lesionado. Ele teve lesão no ligamento secundário. Como o profissional que fez exame, avaliou, ele notou essa lesão.

Primeira lesão no joelho direito

Sérgio Campolina informou que a recuperação ainda pode ser ajudada porque Fred nunca teve uma lesão no joelho direito. Segundo ele, o joelho do atacante é de “menino”.

 
 

A lesão no joelho direito de Fred (Foto: Infoesporte)

A lesão no joelho direito de Fred (Foto: Infoesporte)

– Teria se o joelho não fosse virgem, ou seja se ele tivesse outros lesões naquele joelho. Mas não tem. A cartilagem dele é boa, o menisco é bom, e esse prognóstico, que pode retardar a recuperação, não pode ser alterado. Para mim, o joelho dele é de menino.

Sem sequência

No dia 27 de fevereiro, no duelo com o Racing, Fred sofreu um estiramento na panturrilha direita, uma lesão considerada leve pelo clube. A contusão fez com que o atacante desfalcasse o Cruzeiro em cinco jogos. Quase um mês depois, ele retornou ao time. Porém, machucou novamente.

 

Fred também se lesionou na estreia da Libertadores  (Foto: Gabriel Duarte)

Fred também se lesionou na estreia da Libertadores (Foto: Gabriel Duarte)

Desde que estreou, diante do próprio Tupi, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro, Fred marcou apenas um gol (na vitória por 2 a 1 sobre o Tombense, fora de casa). Esse é o pior início de ano da carreira do jogador, em termos de bola da rede. Até aqui, ele disputou nove jogos – todos como titular.

 

Além de Raniel, o técnico Mano Menezes também tem à disposição: Sassá (recuperado de lesão no joelho direito), Rafael Sobis e Rafael Marques.

(*) Sob supervisão de Gabriel Duarte.

fonte:globoesporte.com