Uma mulher francesa de 54 anos, moradora há três meses na região de Cruzeiro do Sul, no Acre, está com suspeita de varíola dos macacos. Ela havia participado do Atsa Puyanawam, festival indígena no município de Mâncio Lima.
O festival teve uma circulação de aproximadamente 12 mil pessoas, e a paciente ficou hospedada na aldeia do local por seis dias. Após a festa, ela estava debilitada e deu entrada no Hospital do Juruá com bolhas pelo corpo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a paciente apresenta essas lesões pelo corpo há três meses, desde que veio morar na região.
Segundo Valéria Lima, Secretária de Saúde, a paciente possui outras enfermidades e precisa tomar uma medicação, porém não tomava há seis meses, e a ausência desse remédio pode causar lesões na pele. O médico plantonista do Hospital do Juruá notificou como sendo um caso suspeito da varíola dos macacos.
O município de Cruzeiro do Sul já recolheu a amostra da paciente e encaminhou para o laboratório em Minas Gerais. O caso está sendo investigado pela Vigilância Epidemiológica do Acre e de Cruzeiro do Sul.