Cruzeiro do Sul, Acre, 20 de abril de 2024 05:28

Fecomércio/AC acredita em alavancada na economia com liberação do PIS/Pasep

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram com o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e não tenham sacado todo o saldo têm direito de fazer o resgate do benefício, segundo informações repassadas pela Caixa Econômica Federal. Para o assessor da presidência para assuntos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), Alex Barros, a liberação dos recursos é uma medida que, certamente, deve alavancar a retomada da economia.

Ainda de acordo com a Caixa, quem esperar até agosto, pode receber um valor ainda maior, com a correção pelo rendimento anual do fundo e estimativa de aumento entre 8% e 10%. Além disso, nesta primeira etapa, aproximadamente 4,7 milhões de cotistas em todo o Brasil deverão ser contemplados e, ao todo, serão liberados 39,3 bilhões de reais para 28,7 milhões de beneficiários.

Barros afirma que, com a injeção dos recursos no mercado, haverá consequente liquidez. “A expectativa é que parte desse recurso seja destinado ao comércio, já que os cotistas devem priorizar o pagamento das dívidas, principalmente com as instituições financeiras”, diz.

O assessor estima ainda que haja uma injeção na economia, com elevação de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB). “O que deve causar otimismo ao setor produtivo, sobretudo no comércio”, finaliza.

A primeira etapa do pagamento prossegue até 29 de junho. A partir de julho, os pagamentos ficarão suspensos para correção do saldo das contas até o dia 7 de agosto.

Assessoria