Cruzeiro do Sul, Acre, 25 de abril de 2024 22:27

Exposição Selva será inaugurada dia 22 no Sesc Centro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Ministério da Cultura e a Funarte inauguram no dia 22 de junho, sexta-feira, às 19 h, na Galeria de Arte do Sesc em Rio Branco, a exposição Selva de Analu Cunha, Carla Guagliardi, João Modé e Rochelle Costi. A mostra, com obras marcadamente experimentais, foi uma das selecionadas do Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Atos Visuais Funarte Brasília|Acre, que visa promover o intercâmbio de exposições por diversos estados para estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências da arte contemporânea.

Para a temporada em Rio Branco estão previstos workshops com os artistas pelo interior do Acre. A itinerância permitirá incursões na floresta Amazônica na intenção de produção de novas experiências em vídeo, fotografia, materiais e outros objetos relacionados a ideia de “Selva”. 

A palavra selva deriva do latim Silva, sobrenome que possivelmente surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas. Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais, principalmente entre os escravos africanos, pois ao desembarcar eram “batizados” com o sobrenome do dono e “Silva” também era muito comum em Portugal.

Sobre os artistas:

Analu Cunha – vive e trabalha no Rio de Janeiro, curadora e professora de fotografia e video no IART/UERJ e de videoarte na EAV/Parque Lage. Doutora em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ e Universite Sorbonne-Paris 1), nos anos 90 participou do grupo carioca de arte contemporânea Visorama. Em 2014 lancou o livro “Analu Cunha” com textos de Tania Rivera, Wilton Montenegro e Elisa de Magalhaes, entrevista realizada com Gloria Ferreira e imagens de seus trabalhos nos ultimos 30 anos. Desde 2004 trabalha com videoarte e pesquisa as interfaces nos elementos constitutivos do audiovisual.

Carla Guagliardi – vive e trabalha entre Berlim e Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e fez o curso de Especializacao em Historia da Arte e Arquitetura no Brasil, na PUC do Rio de Janeiro. Foi membro fundador do grupo Visorama, que promoveu debates acerca de arte contemporânea entre final dos anos 1980 e a década de 1990. Participou de varias residências artísticas, entre elas: Kunstlerhaus Bethanie, Berlim, 1999; HIAP/Cable Factory, Helsinki, 2001; Khoj, Mysore, 2002 e Villa Aurora, Los Angeles, 2007. Sua trajetória artística resulta de uma pesquisa predominantemente escultórica focada em diversas ideias, mas que tem o tempo como o seu principal agente. 

João Modé – vive e trabalha no Rio de Janeiro. Seu trabalho articula-se por uma noção plural de linguagens e espaços de atuação. Participou da 28ª Bienal de São Paulo [2008], da 7ª e 10ª Bienal do Mercosul [2009/2015] e da Trienal de Aichi, Nagóia [2016]. Alguns projetos, como REDE – desenvolvido em diversas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Berlim, Stuttgart, Rennes – e ‘Constelações’, envolvem a participação direta do público. Participou dos Panoramas da Arte Brasileira de 2007 e 2017. Com formação em Arquitetura e em Programação Visual, com mestrado em Linguagens Visuais pela UFRJ. Foi membro fundador do grupo Visorama, que promoveu debates acerca das questões da arte contemporânea entre o final dos anos 1980 e a década de 1990.

Rochelle Costi – Vive e trabalha em São Paulo. Trabalha com fotografia, vídeo e instalacao. Sua concepção de fotografia como forma de colecionar e refletida diretamente em seu trabalho, geralmente organizado em series. A artista mistura fotografias com outras formas de expressão artística e muitas vezes as leva para a instalacao. Trabalha com escalas diferentes e as confronta em suas imagens. Joga com pontos de vista causando certo estranhamento e desconforto, sensacoes que nos prendem em suas imagens e nos fazem refletir sobre elas. Impossivel vê-las, e preciso olha-las.

Serviço:

Exposição: Selva – Analu Cunha|Carla Guagliardi|João Modé|Rochelle Costi

Local: Galeria de Arte do SESC

Endereço: Av. Rio Brasil 713

Informações: (68) 3302-1053     

Abertura: 22 de junho, sexta-feira, às 19h

Visitação: 22 de junho a 20 de julho de 2018

Horário: de segunda a sexta-feira de 8h30 as 12h30 e de 14h às 18h | sábados de 9h as 13h

Visitas noturnas de escolas mediante agendamento prévio

Classificação Indicativa: Livre

Entrada Franca