Cruzeiro do Sul, Acre, 1 de maio de 2024 17:55

Ex-secretário de Saúde do PT lamenta silêncio de aliados de Gladson; Alan Rick, Mailza e Valdete se pronunciam

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O ex-secretário de Saúde do Acre, Gemil Júnior, que comandou a pasta em governos do Partido dos Trabalhadores, saiu em defesa de Gladson Cameli nas redes sociais. O ex-gestor afirma que acredita na idoneidade de Gladson e critica seus aliados, por estarem em silêncio.

“Com todo respeito, mas o grupo do governo que até o momento não fez nenhuma defesa dos acontecimentos nessa manhã. Eu não faço parte da gestão governamental, mas acredito que o Governador seja uma pessoa idônea. Percebam que mesmo Lula preso quem o defende não se esconde. Mesmo sendo condenado os que acreditam nele fazem sua defesa sem parar”, diz em texto postado nas redes.

Gemil afirma que a defesa em nome do governador deve acontecer e que contrapeso à imprensa ‘tem que existir em sua defesa”. “Não estou falando que alguém esteja se escondendo, mas a defesa em nome do Governador tem que acontecer. Devemos respeitar os órgãos que trabalham com as noticias, mas o contrapeso tem que existir em sua defesa. Eu me solidarizo com o Governador, e estarei em oração por ele, pela primeira dama e por toda sua família”, completa.

Em áudio no WhatsApp, a diretora-financeira da Codisacre, Valdete Souza, respondeu Gemil e chamou os aliados que não se pronunciam de ‘caladinhos’: “Você tem toda razão, querido. Vivemos em um Estado de caladinhos. Agora, quando é falastrona, bocuda como eu, armam para mim e tentam me tirar de circulação. É um bando de caladinhos. Tenho profissão: sou jornalista e advogada. Estou aqui porque colaboro com um governo que ajudei a constituir. Mas você tem toda razão: são um bando de caladinhos, mesmo”, dispara.

O deputado federal Alan Rick e a senadora Mailza Gomes também se pronunciaram. As notas você confere abaixo, na íntegra.

ALAN RICK: NOTA DE APOIO AO GOVERNADOR GLADSON CAMELI

Quero declarar aqui o meu total apoio e solidariedade ao governador Gladson Cameli.

Nesta manhã, a Polícia Federal deflagrou a operação Ptolomeu, que INVESTIGA SUPOSTOS crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Acredito na idoneidade do governador Gladson Cameli. Tenho acompanhado a lisura, transparência e seriedade com que tem administrado a coisa pública.

Como já declarado em nota oficial do governo do Estado e da pessoa do governador, Gladson incentiva essa e todas as ações de combate à corrupção, tanto que criou a Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção.

Acompanhei de perto sua atuação nesse período de pandemia. Não descansou um minuto na busca de garantir as condições para que povo acreano tivesse o melhor atendimento e tratamento possível contra a COVID 19.

Nenhum governo está imune a investigações e acredito que o final da apuração trará ainda mais luz a conduta e lisura do governo Gladson Cameli.

 

MAILZA GOMES: NOTA DE SOLIDARIEDADE

Eu, senadora Mailza, venho manifestar apoio ao governador Gladson Cameli, que enfrenta um momento crítico em sua gestão, ao ter membros de sua equipe sendo investigados pela Polícia Federal.

Não apenas como correligionária, mas como amiga, declaro minha solidariedade ao Gladson, na confiança que os fatos sejam esclarecidos e que nosso governador tenha serenidade para enfrentar esta tempestade.

Agora é momento de acompanhar a ação dos órgãos de controle e que o Estado de Direito seja mantido e a verdade prevaleça.

Que o Senhor Jesus o cubra de tranquilidade, governador, e que tudo se esclareça da melhor forma.

Rio Branco, 16 de dezembro de 2021

Senadora Mailza

 

GEMIL JÚNIOR: NOTA NA ÍNTEGRA

Bom dia a todos!

Com todo respeito, mas o grupo do governo que até o momento não fez nenhuma defesa dos acontecimentos nessa manhã.

Eu não faço parte da gestão governamental, mas acredito que o Governador seja uma pessoa idônea.

Percebam que mesmo Lula preso quem o defende não se esconde. Mesmo sendo condenado os que acreditam nele fazem sua defesa sem parar.

Não estou falando que alguém esteja se escondendo, mas a defesa em nome do Governador tem que acontecer. Devemos respeitar os órgãos que trabalham com as noticias, mas o contrapeso tem que existir em sua defesa.

Eu me solidarizo com o Governador, e estarei em oração por ele, pela primeira dama e por toda sua família.

Gemil Júnior

LUIZ CALIXTO, EX-DEPUTADO

“Que todos os fatos e denúncias da operação da Polícia Federal no Acre sejam rigorosamente apurados e os culpados punidos exemplarmente.

Minha irrestrita solidariedade e voto de confiança no governador Gladson Cameli e sua família.

Que ele exerça o direito ao contraditório, à ampla defesa, dentro do devido processo legal.

Ninguém pode negar ao governador a presunção de inocência.

E aproveito para manifestar minha repulsa aos políticos que calaram, conviveram silenciosamente e se fartaram da corrupção em governos do passado.

Políticos ainda com pés e mãos no atual governo, que agora se aproveitam tentando tirar dividendos políticos da situação.”

PEDRO LONGO, LÍDER DO GOVERNO NA ALEAC

“O governador Gladson Cameli tem como princípio fundamental a transparência e defende desde o início da sua gestão o bom funcionamento do Estado e a liberdade dos órgãos de investigação e controle. A prova disso é a criação da Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção durante seu mandato”, enfatizou o político.
Longo destacou também que o governador fez questão de sancionar o Projeto de Lei (PL) que institui o Programa de Integridade e Compliance dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado do Acre, criado pelo líder e aprovado na Aleac, com o objetivo de desenvolver e aplicar procedimentos que aumentem a credibilidade das instituições, pela segurança no cumprimento da legislação, e de prevenir práticas irregulares e ilegais.
“Deixo aqui minha solidariedade ao governador e à toda sua equipe, que têm se colocado à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos sobre as questões noticiadas e zelado pela manutenção do Estado Democrático e de Direito”, finalizou.

NENE JUNQUEIRA, SECRETÁRIO DA SEPA

NOTA DE APOIO AO GOVERNADOR GLADSON CAMELI

Quero declarar aqui a minha solidariedade e apoio ao governador Gladson Cameli.

Acredito na idoneidade do governador Gladson Cameli. Tenho acompanhado de perto a transparência e a lisura com as quais o governador tem trabalhado, o que me faz acreditar em sua inocência. O governador sempre deixou claro, que não compactua com qualquer tipo de irregularidades.

Nene Junqueira

Secretário de Estado de Produção e Agronegócio

PAULO CÉZAR, SECRETÁRIO DA SEJUSP

O Secretario de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, logo ao tomar conhecimento da “Operação Ptolomeu”, deflagrada pela Polícia Federal (PF), neste Estado, por meio de publicação oficial do Órgão, que aponta  ter verificado “a prática constante de altas movimentações de valores em espécie, inclusive com uso do aparato de segurança pública”, oficiou à Polícia Federal, solicitando informações, no sentido de apurar a existência ou não de qualquer integrante das Forças do Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre supostamente envolvido no caso acima exposto, para que se adote todas as providências cabíveis, a fim de se adotar as medidas administrativas necessárias, bem como resguardar as instituições, que trabalham, periodicamente, no combate à criminalidade, em todos os níveis.

Nesse diapasão, o Titular da Sejusp reforça a Nota emitida pelo governo do Estado do Acre, colocando-se à disposição para colaborar com as investigações da Polícia Federal em relação à Operação Ptolomeu e a todas as ações de combate à corrupção. 

Enfatiza, neste aspecto, além da criação, pelo governo do Estado do Acre, da Delegacia de Combate a Crimes de Corrupção (citada na Nota), a existência de Acordo de Cooperação Técnica, ainda vigente, entre Órgãos Federais e o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), pelo qual foi criada a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

Paulo Cézar Rocha dos Santos 

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública 

DEPUTADO ESTADUAL FAGNER CALEGÁRIO