Cruzeiro do Sul, Acre, 18 de abril de 2024 23:51

EUA elogia poder do diálogo após acordo no Equador

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Governo do presidente Moreno atendeu ao pedido do movimento indígena e revogou medida que acabava com subsídios aos combustíveis no Equador


AF Agência France-Presse
O secretário de Estado interino para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Michael Kozak, destacou nesta segunda-feira “o poder do diálogo pacífico” após o acordo alcançado no domingo entre o governo do Equador e o movimento indígena.

“O acordo alcançado entre o governo do Equador e os movimentos sociais indígenas – apoiado pela ONU e pela Igreja Católica – mostra o poder do diálogo pacífico”, afirmou o diplomata americano no Twitter.
Kozak acrescentou que o acordo ajudará a restaurar a estabilidade do país e a prosperidade do seu povo.
Os protestos começaram em 2 de outubro após a eliminação dos subsídios aos combustíveis decretados pelo governo de Lenín Moreno, no âmbito de um acordo assinado entre o Equador e o Fundo Monetário Internacional (FMI).
governo de Moreno aceitou no domingo o pedido da Confederação das Nacionalidades Indígenas (Conaie) para revogar a medida em troca do fim dos protestos.
Durante as manifestações, Moreno decretou o estado de exceção e retirou o governo da capital.
Na sexta-feira passada, o secretário de Estado Mike Pompeo expressou apoio dos Estados Unidos a Moreno e disse que as medidas decretadas era necessárias.
fonte:Correiobrasiliense