Cruzeiro do Sul, Acre, 16 de maio de 2024 05:56

Estado lança ordem de serviço para revitalização do Parque Industrial

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

“Um estado forte começa por um setor privado forte. O governo não consegue absorver toda a massa de trabalhadores, precisamos do empresariado forte para dar emprego e renda para as pessoas”. Esta foi uma das falas do secretário Anderson Abreu, titular da Secretaria de Estado de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict) durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço da revitalização do Parque Industrial, realizada na tarde de quarta-feira, 17, em Rio Branco.

Secretário Anderson Abreu discursando durante o evento. Foto: cedida.

O evento contou com a presença de várias autoridades do governo do Estado, tendo a Seict representação do secretário Anderson Abreu e dos diretores Érisson Calixto, Weruska Lima Bezerra e Rosemberg Aguiar. Também estavam presentes o secretário de Estado da Fazenda Rômulo Grandidier e o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem Petrônio Antunes; José Adriano Ribeiro, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac); N Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco; e empresário Celestino Bento, entre outras autoridades e representantes do setor das indústrias.

A obra é um importante passo para o desenvolvimento do setor industrial acreano, contribuindo para dar maior segurança para empresários e trabalhadores. A reforma envolve 3 frentes: Prefeitura de Rio Branco (iluminação), Deracre (pavimentação) e Seict, que atua com o montante de R$1.466.769,04, obtidos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e executado pelo Consórcio Aquiri e Adinn.

A expectativa de conclusão da revitalização do Parque Industrial de Rio Branco é de três meses, envolvendo as seguintes etapas: Novo Pórtico, com cobertura em estrutura metálica e guarita em alvenaria, gradil na parte frontal e mureta com grades de metalon, alambrados nas laterais: muretas com telas e muro nos fundos na divisa com a Cidade do Povo.

Representantes do estado, prefeitura e classe empresarial reunidas no evento. Foto: cedida

O discurso do secretário Anderson Abreu vai de encontro ao pensamento do governador Gladson Cameli, que desde o início de sua gestão tem dado especial atenção ao setor industrial, e por meio da Seict alcançou bons resultados, como a Nova Lei de Incentivo Fiscal, o Programa de Recuperação Fiscal do ICMS (parceria com a Sefaz), aumento significativo das Compras Governamentais em 2020, entre outros, com vários projetos importantes previstos para este ano.

Maquete virtual do novo pórtico do Parque Industrial dee Rio Branco

A revitalização do Parque Industrial é mais uma iniciativa do Estado para fomentar  o setor industrial, mostrando que o governo investe em todos os segmentos produtivos. O objetivo da gestão estadual é, num futuro próximo, transformar o espaço em Condomínio Industrial, para que os próprios empresários possam gerir o Parque Indústria com autonômia. As tratativas para isso estão programadas para os próximos meses, logo após a conclusão da revitalização.

                                                             O que eles dizem

“Por conta dos problemas causados pela pandemia da Covid-19, as obras acabaram paralizadas, mas com o comprometimento de toda a equipe, enfim nosso objetivo saiu do papel. Muito em breve, queremos transformar o Parque objetivando reduzir custos em estoques, transporte e facilitar a integração entre os parceiros com o Condomínio Industrial. Com o apoio de todos, podemos muito mais, desenvolvendo nosso estado e potencializando todas as suas qualidades”

Anderson Abreu, titular da Seict

“Essa obra vai nos ajudar muito, a infraestrutura vai facilitar nosso trabalho. O investidor ver o Parque Industrial bem cuidado facilita para nós na hora de fechar o negócio.”

Celestino Bento, empresário

“Agradecemos o Estado por mais esse investimento no setor industrial. Nós acompanhamos de perto as ações do poder público, e reconhecemos a importância dessa revitalização, que considero como importante primeiro passo para novos projetos.”

José Adriano Ribeiro, presidente da Fieac

“Parabenizo o secretário Anderson Abreu e corpo técnico da Seict por conseguir essa licitação em meio a pandemia em que vivemos. Sabemos das dificuldades do período, mas reconhecemos o esforço para dar a infraestrutura necessária para que a indústria se desenvolva no estado”

Petrônio Antunes, diretor do Deracre

“O papel do Estado é dar a infraestrutura para que os empresários possam desenvolver seu trabalho, e é isso que faz o governo de Gladson Cameli através das secretarias. Atuamos juntos por um Acre cada vez mais forte e desenvolvido”

Rômulo Grandidier, titular da Sefaz

“Essa iniciativa é importantíssima pelo momento em que passamos, principalmente com a insegurança que temos no Parque Industrial.”

N Lima, presidente da Câmara de Rio Branco

Secom