Cruzeiro do Sul, Acre, 3 de maio de 2024 08:26

Estado e Ministério da Saúde entregam insumos e medicamentos para vítimas da enchente em Rio Branco

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Rio Branco, capital do Acre, enfrenta uma das maiores enchentes já registradas em sua história, com o rio mantendo-se acima dos 17 metros. Diante da situação crítica, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou uma ação para promover a saúde das pessoas afetadas pela situação de emergência.

Na terça-feira, 5, foi feita uma entrega de um kit de insumos e medicamentos recebidos do Ministério da Saúde (MS) para o Município de Rio Branco. A distribuição foi efetuada no Parque de Exposições, com o objetivo de oferecer suporte médico essencial às vítimas da enchente.

Kits de insumos e medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS) para o Município de Rio Branco. Foto: Luan Martins/Sesacre

Cada um dos kits de calamidade entregues contém 32 diferentes tipos de medicamentos, 16 insumos e um total de 4.500 itens, incluindo seringas, gazes, máscaras e luvas. Esses materiais têm a capacidade de atender até 1.500 pessoas, fornecendo os recursos necessários para os cuidados de saúde básicos durante o período crítico.

Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: Odair Leal/Sesacre

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou a importância desses medicamentos e insumos, especialmente durante a fase de recuo das águas, quando as pessoas retornam para suas casas. “As doenças vêm quando o nível das águas baixa. Nessa situação, como Estado, precisamos prover o mínimo das condições de atendimento à população. Fizemos essa entrega a Rio Branco, que foi um dos municípios mais atingidos pelas águas”, destacou.

Rafaela Brito, diretora de Assistência de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa). Foto: Odair Leal/Sesacre

Rafaela Brito, diretora de Assistência de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), agradeceu o apoio do Estado e do Ministério da Saúde, destacando que todas as ações estão sendo coordenadas para proporcionar o melhor atendimento possível às famílias desabrigadas. “Estamos trabalhando para evitar que as pessoas desabrigadas adoeçam após a cheia”, ressaltou.

Luiz Belino é ponto focal da Vigidesastres Nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Luiz Belino, ponto focal da Vigidesastres Nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, frisou a importância dos comunicados técnicos ao longo do processo: “Reforçamos a necessidade das notificações e das informações epidemiológicas oportunas, para que a gente possa continuar esse trabalho. E nos colocamos à disposição”.

Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Danilo Lovisaro. Foto: Odair Leal/Sesacre

Ainda, o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, expressou a solidariedade do Ministério Público às pessoas afetadas pela enchente. Ele ressaltou a importância da colaboração de todos os envolvidos, do Estado e Município, para minimizar o sofrimento das pessoas. “Estamos todos imbuídos desse bom propósito de cooperar e buscar minimizar os problemas que já aconteceram e que ainda virão a acontecer”, disse.

Kits calamidade

O Ministério da Saúde já enviou 13 kits de medicamentos e insumos estratégicos para prestar assistência ao povo acreano vítima das enchentes. Até o momento, 19 dos 22 municípios acreanos estão em situação de emergência, decretada pelo governador do Estado.