Cruzeiro do Sul, Acre, 2 de maio de 2024 04:31

Espaço Criança combina alegria e aprendizado durante férias escolares na Biblioteca Pública

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

“Eu vou andar de trem. Você vai também. Tchu Tchu Tchá Tchu Tchu Tchá”… E assim vai o bebê Bran dançando e cantando a letra das Canções Escoteiras, com os amigos e as agentes de leitura do Espaço Criança, na Biblioteca Pública Estadual, em Rio Branco.

As atividades são gratuitas e abertas ao público toda terça e quinta-feira, com início às 10h, pela manhã, e às 15h na parte da tarde, para crianças até 12 anos. A programação integra a agenda cultural da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Bran, de dois anos, gosta de participar das atividades no Espaço Criança. Foto: José Caminha/Secom

Com canções, histórias, casinha e fantoche, as brincadeiras dirigidas combinam alegria e aprendizado durante as férias escolares no espaço da Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, localizada no centro da capital.

Amigos, Bran e Clarisse escutam atentamente a contação de histórias pelas agentes de leitura. Foto: José Caminha/Secom

Aos dois anos, Bran já pede para ir ao espaço aproveitar a programação para as crianças, explica a mãe e psicóloga infantil, Thassia Loiola. “Quando viemos a primeira vez, eu não sabia que tinha atividades. Agora, ele me pede para vir. Já é a terceira vez que participamos”, explicou.

Thassia Loiola leva o filho para aprender e se divertir na Biblioteca Pública Estadual. Foto: José Caminha/Secom

Observador, o bebê é interessado em todas as propostas das agentes de leitura e também sabe contar as histórias que aprendeu com elas. “Na outra vez que viemos, ele aprendeu a história do Rabanete. Aí, em casa, ele começou a me contar e a encenar como era a história”, lembrou a mãe.

como forma de demonstrar sua opinião, Bran expressou um entonado “sim”, indicando gostar das brincadeiras e histórias contadas no Espaço Criança, antes de sair correndo para a nova brincadeira indicada pelas agentes de leitura Ana Lúcia Souza e Nathalia Ashley Magalhães.

Agentes de leitura cantam e dançam canções tradicionais com as crianças. Foto: José Caminha/Secom

Curiosidade e aprendizado

Os irmãos Théo, de 4 anos, e Lis, de 7 anos, também foram à Biblioteca com o pai Acelino Rodrigues Alves, para conhecer o meio cultural e literário do Espaço Criança. “É a primeira vez que vimos ao espaço. Soube pela internet que tinha programação e os trouxe para aproveitar e incentivar a leitura”, detalhou o pai.

Lis ouviu atentamente às histórias contadas pelas agentes de leitura. Foto: José Caminha/Secom

Curiosa e atenta aos detalhes, Lis perguntou sobre os motivos do pai conversar com uma jornalista que anotava tudo em um caderninho. Ao compreender as finalidades da entrevista, a menina correu para buscar o irmão Theo a fim de fazer um registro fotográfico.

Ao vê-la, no entanto, o pequeno pulou rápido para dentro da casinha amarela. E sem acordo para que ele saísse de lá, a menina decidiu que faria uma nova foto assim mesmo.

Lis no Espaço Criança. Foto: José Caminha/Secom

Aprendizado e respeito

Atentas às individualidades de cada criança, as agentes de leitura Ana Lúcia Souza e Nathalia Ashley Magalhães comandam as manhãs de atividades do Espaço Criança. Para ambas, a leitura é fundamental para a aprendizagem das crianças, e para o aperfeiçoamento pessoal e profissional das agentes.

Agentes de leitura Ana Lúcia e Nathalia Ashley organizam programação das manhãs no Espaço Criança. Foto: José Caminha/Secom

“Incentivamos as crianças a conhecer a literatura, a ter o primeiro contato com os livros, e aprendemos muito com elas também, sempre respeitando o seu tempo de envolvimento e desenvolvimento em cada proposta”, explicou Ana Lúcia.

Ana Lúcia ensina histórias e aprende com os pequenos aprendizes. Foto: José Caminha/Secom

“O mais legal é justamente o contato da criança, além da importância de causar o gosto pela leitura, que é a nossa missão. Ficamos muito felizes de tê-las aqui com a gente descobrindo a leitura”, enfatizou Nathalia.

Nathalia explica a importância de incentivar a leitura entre as crianças. Foto: José Caminha/Secom

Com o desafio de gerir toda a programação da Biblioteca, o coordenador, Aluízio Alencar, explicou que a equipe tem planejado e desenvolvido ações para atrair a adesão e participação do público.

Coordenador da Biblioteca Pública, Aluízio Alencar. Foto: José Caminha/Secom

“Valorizamos a contribuição dos servidores de cada espaço, os artistas e escritores locais, a nossa produção. E temos um acervo de mais 80 mil livros, sessões de cinema gratuitos, espaço para as HQs [Histórias em Quadrinhos], além de especiais como a Feira Nerd que teremos no sábado, 3, a partir das 14h. A nossa ideia é que o público venha conhecer os espaços e toda a programação da biblioteca”, convidou o coordenador.

Com rico acervo regional, nacional e internacional, a Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa dos Santos, fica localizada na avenida Getúlio Vargas – Centro, e funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto finais de semana e feriados.