Cruzeiro do Sul, Acre, 17 de maio de 2024 05:35

Em uma canetada Gladson Cameli extingue Instituto de Educação Dom Moacyr

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 18, traz uma péssima noite para área de educação do Acre. O governador Gladson Cameli publicou decreto de extinguido o Instituto Dom Moacyr (IDM) – órgão responsável pela formação profissional, tecnológica e educacional dos acreanos.

A instituição, criada em 2005, promovia uma política de capacitação técnica de jovens e adultos, contribuindo com inserção dos acreanos no mercado de trabalho. O IDM ofertava qualificação em diversas áreas, garantindo a inclusão social através de formação, aperfeiçoamento e atualização profissional.

Entre 2011 e 2017, o governo do Estado, na gestão de Tião Viana, formou mais de 75 mil jovens e adultos. Entre as iniciativas gerenciados pelo IDM destaca-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que desde 2017 passou a se chamar Mediotec – se baseava na oferta de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados.

No lugar do IDM, Gladson Cameli instituiu o Instituto de Assistência e Inclusão Social (Iais), que terá nova ação finalística a ser definida em regulamento próprio. A partir de agora, todas as competências relativas à educação profissional e tecnológica para a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

fonte:Juruáemtempo