Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 10:31

Em parceria, WWF-Brasil e Federação de Pescadores do Acre realizaram 2ª Oficina de Pesca no Acre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Por Marlus Ferreira

 

Uma parceria entre wwf-Brasil e a Federação dos Pescadores do Acre proporcionou para todos presidentes de Colônias de Pescadores do Acre a 2ª Oficina de pesca do Acre nos dias 08,09 e 10 de Outubro no auditório da Livraria Paim em Rio Branco Acre.

O evento foi liderado pelo especialista de conservação do WWF-Brasil Moacyr Araújo, que afirmou ter ficado muito satisfeito com o resultado do evento.

” Essa oficina de trabalho com as 16 colônias de Pescadores, federação, e mais algumas instituições apoiadoras do tema da pesca do estado, como Ufac, Ministério do Agricultura Pecuária, e Emater de Feijó serviu para nós fazermos um planejamento coletivo com todas essas bases de um evento maior que pretendemos realizar  no futuro, que será o 1º Fórum Estadual da Pesca. Isso não foi o evento principal que está no nosso planejamento, e sim uma oficina intermediária para podermos aproximar as colônias e para os presidentes trabalharem de forma mais integrada e coletiva.” Disse Moacyr.

Segundo Moacyr ,  a oficina também serviu para cada presidente de colônia  trazer  para esse momento de planejamento do Fórum as demandas, as vivências, os problemas, e as potencialidades de cada colônia e cada rio do estado para alinharmos um trabalho em conjunto. Moacyr afirmou que o objetivo foi alcançado, porque os presidentes conseguiram realizar um bom planejamento e definir temas prioritários entre mais de trinta que  já tinham sido levantados em uma outra oficina realizada em de dezembro de 2018, que serão discutidos no primeiro fórum de pesca que poderá ser realizado no inicio do ano que vem.

” Conseguimos ter uma estimativa dos custos e do esforço coletivo das instituições para captar os recursos necessários para realizar um evento deste porte, que envolverá quase todos os municípios do estado, que com certeza irá envolver quase quinhentos pescadores de todo Acre. O objetivo dessa oficina foi alcançado, que era promover esse planejamento coletivo, chegar numa estrutura técnica com temas e como isso vai se distribuir ao longo dos três dias de fórum, e quem seriam as pessoas de referencia para falar em cada painel, e cada mesa temática. Queremos trazer experiencias de pesquisas, mas  também dos pescadores e de outras colônias de pescadores promissoras pela Amazônia. E por fim com esse fórum queremos fortalecer o setor pesqueiro e a inclusão social dos pescadores nas politicas publicas de conservação e de desenvolvimento sustentável do estado.” Finalizou Moacyr

Para o presidente da Federação dos pescadores do Acre, Elenildo Nascimento, o evento foi de suma importância em várias áreas para os presidentes de colônias para que os mesmos realizem um trabalho mais amplo e eficaz em suas regiões de atuação, e que também serviu de forma concreta de como se organiza um fórum estadual de pesca.

Durante a oficina uma equipe do Ministério da Agricultura que trabalha na área de pesca levou todos participantes para uma visita a sua sede, e através de vídeo conferência tirou várias duvidas de como funcionará o novo sistema tecnológico que será utilizado a partir de agora pelas colonias de pescadores.