Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de abril de 2024 05:31

Em encontro com educadores, Gladson Cameli prega a união como arma para uma Educação de qualidade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Governador pede humildade aos que estão em cargos de confiança, em que a grandiosidade do coração deve se sobrepor à vaidade do posto

Resley Saab/Secom

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, pediu aos servidores do estado um tratamento “pleno de mais humanidade e humildade com as pessoas que recorrem à administração estadual”, razão principal do serviço público.

Na tarde desta sexta-feira, 21, em grande encontro com educadores no auditório da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e dos Esportes (SEE), o governador arrancou aplausos emocionados da plateia pela simplicidade de sua fala, porém, cheio de significados aos presentes, professores e servidores técnico-administrativos.

“Agradeço muito a Deus por todas as oportunidades que ele já me deu. E eu aprendo todo dia. Mas vai ser com esse sentimento de humildade que vou até o último dia do meu mandato, indo para o diálogo transparente e sincero com as pessoas”, disse o governador.

Em seguida, direcionou-se aos que estão em cargos de confiança, principalmente nos postos de direção, de chefia e os comissionados.

“Não sejam nem mais, nem menos que as pessoas, porque quem ter de ser é o general, que sou eu, e nem por isso sou assim. Todos sabem disso”, destacou Gladson Cameli, utilizando-se de uma metáfora em que a grandiosidade do coração deve se sobrepor à vaidade de se estar em cargo ‘A’ ou ‘B’.

Na ocasião, o governador anunciou a convocação dos professores concursados, que estão à espera de serem efetivados, até o final deste primeiro semestre.

Por onde passa, e sempre que tem a oportunidade de falar para as categorias do funcionalismo público, o governador pede para que todos se irmanem no auxílio ao novo governo.

“Quero fazer um pedido aqui. Me ajudem. Nos ajudem a melhorar, realmente, a vida das pessoas. Se esse governo não der certo são as pessoas que serão prejudicadas. Mas eu não acredito nisso, porque está dando certo, porque tenho aqui [na Educação] guerreiros e guerreiras que pensam nas pessoas”, pontuou Gladson Cameli, para um auditório de mais de 600 profissionais.

Um vídeo reproduziu os avanços da pasta, nestes últimos cinco meses, e os desafios que ainda precisam ser superados. O secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz, acredita que o governo do estado vai fazer mais para transformar a vida dos mais de 170 mil estudantes da rede pública de ensino, nas 615 escolas em todo o estado.

“São para eles [os nossos alunos] que fazemos esse trabalho e o maior desafio é melhorar os indicadores educacionais. Precisamos avançar no Ideb [o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], levando também mudanças significativas como parte de nossa política de valorização dos nossos servidores na gestão escolar”, ressaltou Cruz.

A redução da evasão escolar também faz parte das metas principais. “Mas acreditamos no trabalho que estamos fazendo, e no trabalho de cada um de vocês aqui presentes”.

Para a professora Iris Célia Cabanellas Zanini, presidente do Conselho Estadual de Educação, “é muito importante quando um chefe de estado tem a sensibilidade de reconhecer a Educação como política transformadora”.

“E nós, do conselho, queremos assumir essa responsabilidade juntos com o governo, que tem à frente um jovem idealista”, asseverou Zanini, referindo-se a Gladson Cameli.

Estiveram também no encontro com os educadores, o diretor de planejamento da SEE, Márcio Moura, a diretora de ensino, Denise dos Santos, a diretora administrativa, Kelly Lacerda, e o deputado Luis Tchê, líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Agência de Notícias do Acre