Cruzeiro do Sul, Acre, 28 de março de 2024 20:27

Em coletiva, Sesacre confirma dois casos preliminares de sarampo no Acre

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Um bebê de 9 meses permanece internado em isolamento no Hospital da Criança em Rio Branco

Na tarde desta sexta-feira (10), o ContilNet havia noticiado que o primeiro caso de sarampo foi confirmado no Acre, em coletiva realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), representantes do órgão confirmaram que que além do bebê de nove meses em Rio Branco, um outro caso também está sendo tratado como sarampo no estado.

Moisés Viana e Rui Arruda durante coletiva da Sesacre/Foto: ContilNet

Rui Arruda, atual gestor da secretaria, explicou que os casos são considerados “preliminares” pois é necessario que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) libere os resultados oficiais.

“A divulgação de dois casos confirmados está sendo de forma preliminar pois precisamos que a Fiocruz, ao liberar os resultados pro estado do Acre, conclua o protocolo do Ministério da Saúde”, disse Arruda

Os dois casos são de uma adolescente, moradora do município de Capixaba, e de um bebê de 9 meses, internado em uma área de isolamento do Hospital da Criança.

“O bebê de 9 meses, que ainda nem está enquadrado dentro do calendário de vacina (que é de 1 a 5 anos), tem algumas reações que são provenientes da doença, mas está sob controle e fora de perigo”, explicou Moisés Viana, diretor de vigilância.

“O outro caso é de uma dolescente de 13 anos, residente da zona rural de Capixaba. Ela já passou da fase crítica da doença, ou seja, já está praticamente curada, seguindo sem a necessidade de internação”, afirmou Viana.

Fora os casos do bebê e da adolescente, outros 16 foram notificados, porém já foram averiguados e liberados após orientações da equipe da saúde pública.

COBERTURA VACINAL

O secretário também destacou que a conscientização é importantíssima nesse momento, pois é a primeira vez em 18 anos que casos de sarampo são notificados no Acre.

“Precisamos que a população tenha consciência da importância da vacina. As equipes foram treinadas, a campanha foi antecipada… Então pedimos que os cidadãos levem os filhos às unidades de saúde”, reforçou Arruda

Moisés também garantiu que, mesmo não atingindo a cobertura vacinal em 2017, que foi de 75%, os esforços são para atingir a meta estipulada este ano.

“A mídia também exerce papel fundamental nessa situação, pois alerta sobre a importância da vacina. Queremos intensificar os esforços para atingir 95% da cobertura vacinal no Acre”, disse Viana.