Cruzeiro do Sul, Acre, 26 de abril de 2024 09:08

Em 7 meses, mais 70 de casos de caxumba foram registrados em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde registrou 72 casos de Caxumba em Cruzeiro do Sul nos últimos 7 meses. A doença atinge principalmente quem não tomou a vacina tríplice viral na infância.

O coordenador epidemiológico Nicolau Abdalah disse que a tríplice viral imuniza contra a caxumba, rubéola e o sarampo. “Estamos acompanhando com alguns surtos em escolas porquê quando não se pega na infância, pega na adolescência e precisamos monitorar os casos”, disse.

Abdalah disse ainda que apesar da doença não causar óbito os cuidados são necessários. “É uma doença que se espalha muito rápido então por isso temos tido uma maior atenção apesar de não ser tão grave temos que ter cuidado”, disse.

Nas Unidades Básicas de Saúde estão disponíveis as doses de vacinação para crianças de até 1 ano. Os jovens entre 15 e 29 anos, que não foram imunizados, também podem procurar as Ubs.

“Quando essa vacina foi implantada muitas pessoas não tomaram por estarem fora da idade recomendada então os jovens que não foram vacinados podem procurar o posto com a carteira de vacinação para se imunizar”, afirmou o coordenador de vacinação Joab Rocha.

O que é Caxumba?

Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas – um dos três pares de glândulas que produzem saliva. As parótidas estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Contudo, a caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais, todas próximas dos ouvidos.