Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 01:30

Em 10 anos, Cruzeiro do Sul registrou mais de mil casos de hepatite B

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

O número de casos de hepatite B na cidade de Cruzeiro do Sul cresce a cada ano. Em 2018, já são 23 novos casos da doença na cidade. Desde de 2008 foram registrados 1.036 casos como explica Sandra Abensur, coordenadora municipal de DST/Aids e hepatites virais na cidade. “É um problema no Brasil e no mundo e eu acho que é pior que a Aids porque se espalha e não sofre o preconceito”, disse.

A coordenadora Sandra Abensur disse que o número pode ser muito maior devido a quantidade de resultados de exames que há para ser analisado. “Esses casos são os registrados, mas tem muito mais casos para ser examinados e que podem ser comprovados “, afirmou.

A doença: 
A hepatite B é uma inflamação do fígado causada pela infecção do Vírus da Hepatite B (HBV), que pode tanto provocar uma hepatite aguda com sintomas como febre, enjoos, vômitos ou olhos e pele amarelados, ou evoluir para uma fase crônica, que pode ser assintomática ou causar um sério comprometimento do fígado, com cirrose e alterações na sua função.
A hepatite B é contagiosa, pois o vírus pode ser transmitido através do sangue, sêmen ou secreções vaginais, no entanto, é possível ficar protegido contra a infecção caso se tome corretamente a vacina contra a hepatite B.

fonte:Juruáonline