Dom Flávio Giovanale assume a Diocese de Cruzeiro do Sul, no Acre

Publicado em 17/12/2018 - 16:01 | Por Redação

Missa de posse do novo bispo da Diocese do Juruá, Dom Flávio Giovanale, reuniu milhares de católicos — Foto: Mazinho Rogério/G1

Missa de posse do novo bispo da Diocese do Juruá, Dom Flávio Giovanale, reuniu milhares de católicos — Foto: Mazinho Rogério/G1

A missa de posse do novo bispo da Diocese do Juruá, Dom Flávio Giovanale, reuniu milhares de católicos. O evento ocorreu em Cruzeiro do Sul, na noite deste domingo (16). Na celebração de sua primeira missa no Juruá, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, igreja matriz da cidade, o religioso agradeceu a demonstração de carinho que teve em sua acolhida e disse que sua missão é dar continuidade ao trabalho de evangelização no Vale do Juruá.

Giovanale chegou a Cruzeiro do Sul na última terça-feira (11) e foi recepcionado, ainda no aeroporto, por centenas de pessoas que foram expressar o sentimento das comunidades católicas do Juruá com o novo pastor. Neste domingo, na primeira missa celebrada pelo bispo, a igreja ficou lotada de milhares de fiéis que foram assistir o momento da posse do bispo.

Mesmo com chuva, a Catedral de Nossa Senhora da Glória não teve espaço para acomodar todos os que compareceram. Muita gente assistiu do lado de fora da igreja, pela primeira vez, a missa celebrada por Giovanale, por meio de um telão que foi montado em duas tendas instaladas em frente à Catedral.

“Estou feliz de participar de um momento tão importante para todos nós. Desejo que ele faça o melhor pela nossa igreja”, disse a aposentada Zélia Vasconcelos.

Posso ocorreu na noite deste domingo (16) — Foto: Mazinho Rogério/G1

Posso ocorreu na noite deste domingo (16) — Foto: Mazinho Rogério/G1

A posse de Giovanale também foi prestigiada por autoridades católicas de várias regiões do país. Além do presidente da Congregação dos padres Espiritanos do Brasil, Leonardo Costa, seis bispos de outras congregações, mais o bispo que se torna emérito a partir de janeiro, Dom Mosé Pontelo, participaram da cerimônia.

Dom Mosé deixa a coordenação das ações da igreja na Diocese do Juruá depois de 19 anos. Ele completou 75 anos em 2017, idade que, por norma do Vaticano, o bispo deve pedir aposentadoria. Ao ser substituído por Giovanale, o bispo que deixa a diocese se despediu da comunidade e desejou boa sorte ao sucessor.

“Eu deixo e levo muitas saudades. Gosto muito daqui e tenho a esperança que o crescimento será dobrado agora pela experiência que traz o Dom Flávio de duas dioceses. Eu acho que vai fazer um excelente trabalho, com a graça de Deus. Sem dúvida”, disse Pontelo.

Na posse de Dom Flávio, os representantes das comunidades leigas do Juruá deram boas vindas a religioso. Entre eles, um grupo de índios do povo Nukini, de Mâncio Lima, fizeram uma apresentação cultural na igreja para receber o bispo.

“Receber tanto carinho é uma gratidão e um compromisso, porque, não é por causa do Flávio, e sim porque sou bispo enviado pela igreja, então, o povo de Cruzeiro está me recebendo com muita fé e esperança que eu possa continuar o trabalho bonito e dar minha contribuição para o futuro. Fica aqui minha gratidão e compromisso de fazer um bom trabalho para o povo de toda região”, garantiu Giovanale.

Dom Flávio Giovanale nasceu em 1854, em Murello, na Itália, e foi ordenado padre em 1971 pela Congregação Salesiana da mesma cidade. Em 1981, o religioso veio para o Brasil e, em 1997, se formou bispo tendo como lema de sua ordenação episcopal “Que todos se sintam amados por Deus”. Ele já foi bispo da Diocese de Abaetetuba (PA) e agora deixa a Diocese de Santarém (PA) para assumir a Diocese Cruzeiro do Sul (AC).

fonte:G1/Acre Cruzeiro do Sul 

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.