Cruzeiro do Sul, Acre, 19 de abril de 2024 23:32

Distrito de Saúde Indígena (DSEI) do Juruá atrasa pagamento e prejudica alimentação de pacientes

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Em situação de calamidade, alimentação de pacientes da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) do Vale do Juruá, no município de Mâncio Lima, está prejudicando pacientes. A reclamação é de que os alimentos estão totalmente sem qualidade, em fotos é possível ver a situação de freezers vazios e sem qualquer higiene. 

A empresa responsável pelo fornecimento enviou ofício para a coordenação Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Vale do Juruá, apontando a falta de pagamento de três notas fiscais. “Ocorre que não está sendo possível a empresa continuar sofrendo danos de cobranças exaustivas, pois continua prestando serviço, mesmo com poucas deficiências de alimentos, mais ainda honrado com o funcionamento da manipulação de alimentação na Casai de Mâncio Lima”, informa o ofício. 

Em sua rede social, o indígena Ilson SIlvestre Nuquini apresenta reclamação feita no último dia 17, cobrando que a situação fosse resolvida, pois os pacientes estavam passando necessidades. Em uma das fotos, a marmita entregue tem apenas um punhado de arroz e menos ainda de carne.  

Gerido pelo Ministério da Saúde, o Dsei é responsável por parte das políticas públicas de saúde e sanitárias dos povos indígenas do Brasil. A unidade do Juruá tem recebido duras críticas durante a gestão de Milena Lopes. 

Na última semana, o movimento liderado por Paulo Nukini, membro do  Conselho Distrital de Saúde Indígena, junto de indígenas de seu povo e do povo Nawa realizou uma ocupação na sede do Dsei buscando melhorias no atendimento. 

Já no início do último ano, a gestão do DSEI também sofreu acusações semelhantes. Denúncias, encaminhadas do Juruá em Tempo, apontavam indícios de que profissionais vinculados politicamente ao grupo do PMDB local estariam sendo favorecidos tanto nas contratações quanto na sua lotação, em detrimento de outros profissionais e com prejuízos ao atendimento das comunidades indígenas.

Segundo a denúncia, profissionais ligados à Vagner e Jéssica Sales (PMDB) estariam recebendo as melhores indicações, nas localidades mais próximas, e sendo tratados com privilégios administrativos. Em contrapartida, profissionais sem esta vinculação política estariam sendo encaminhados às comunidades mais distantes e de difícil acesso.

fonte:Juruáemtempo